O Dicionário na aprendizagem de Vocabulário em Língua Estrangeira/Inglês

Autores

  • Mariney Pereira Conceição Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Palavras-chave:

aprendizagem de língua estrangeira, aprendizagem de vocabulário, retenção de itens lexicais, dicionário

Resumo

Este estudo analisa as contribuições do uso do dicionário para a retenção de itens lexicais na memória. Participaram do estudo, 51 alunos de uma turma de Inglês Instrumental em uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Devido à natureza do fenômeno investigado, a abordagem utilizada para a análise dos dados foi a abordagem quantitativa. Embora a maior parte dos alunos tenha utilizado o dicionário durante a realização da tarefa de leitura, o uso dessa estratégia parece não apresentar contribuições significativas para a retenção de novos itens lexicais.

Biografia do Autor

Mariney Pereira Conceição, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Mariney Pereira Conceição is a professor of English and Applied Linguistics at the Department of Foreign Languages and Translations, University of Brasília. Doctor in Applied Linguistics and Master in Linguistics. Her interest of study includes the process of learning a foreign language, specially the student’s beliefs about language learning.

Downloads

Como Citar

Conceição, M. P. (2011). O Dicionário na aprendizagem de Vocabulário em Língua Estrangeira/Inglês. The Especialist, 29(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6187

Edição

Seção

Artigos