Conclusões como um Componente dos Artigos Acadêmicos Escritos em Português como Língua Nativa, em Inglês como Língua Nativa e em Inglês como língua Estrangeira: Um estudo Contrastivo de Gênero
Palavras-chave:
gênero, conclusões de AAs, organização retórica, contrastivoResumo
O presente estudo é uma investigação contrastiva de conclusões de artigos acadêmicos (AAs) escritos em português como língua nativa, em inglês como língua nativa e em inglês como língua estrangeira. A análise foi realizada a partir dos princípios dos estudos de gênero propostos por Swales (1990). O corpus foi composto por 36 conclusões de AAs na área de lingüística aplicada. Os resultados não revelaram um padrão constante de organização e de ocorrência de movimentos e passos. Entretanto, foi possível detectar a ocorrência de uma variedade complexa de passos e movimentos, com uma estrutura cíclica sem apresentar diferenças nas três línguas investigadas. Além disso, a investigação permitiu a elaboração de uma proposta de modelo para essa seção de AAs. O estudo contribui então, para um melhor entendimento acerca da natureza das conclusões de AAs, e conseqüentemente, da redação acadêmica.Downloads
Como Citar
Moritz, M. E. W., Meurer, J. L., & Dellagnelo, A. K. (2011). Conclusões como um Componente dos Artigos Acadêmicos Escritos em Português como Língua Nativa, em Inglês como Língua Nativa e em Inglês como língua Estrangeira: Um estudo Contrastivo de Gênero. The Especialist, 29(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6194
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