Conclusões como um Componente dos Artigos Acadêmicos Escritos em Português como Língua Nativa, em Inglês como Língua Nativa e em Inglês como língua Estrangeira: Um estudo Contrastivo de Gênero

Autores

  • Maria Ester W. Moritz UNISUL, Florianópolis, Brasil
  • J. L. Meurer UFSC, Florianópolis, Brasil
  • Adriana Kuerten Dellagnelo UFSC, Florianópolis, Brasil

Palavras-chave:

gênero, conclusões de AAs, organização retórica, contrastivo

Resumo

O presente estudo é uma investigação contrastiva de conclusões de artigos acadêmicos (AAs) escritos em português como língua nativa, em inglês como língua nativa e em inglês como língua estrangeira. A análise foi realizada a partir dos princípios dos estudos de gênero propostos por Swales (1990). O corpus foi composto por 36 conclusões de AAs na área de lingüística aplicada. Os resultados não revelaram um padrão constante de organização e de ocorrência de movimentos e passos. Entretanto, foi possível detectar a ocorrência de uma variedade complexa de passos e movimentos, com uma estrutura cíclica sem apresentar diferenças nas três línguas investigadas. Além disso, a investigação permitiu a elaboração de uma proposta de modelo para essa seção de AAs. O estudo contribui então, para um melhor entendimento acerca da natureza das conclusões de AAs, e conseqüentemente, da redação acadêmica.

Biografia do Autor

Maria Ester W. Moritz, UNISUL, Florianópolis, Brasil

Maria Ester W. Moritz holds a Ph.D. in English and Applied Linguistics from Universidade Federal de Santa Catarina. She is a professor at the Graduate Programme in Linguistic Sciences at Universidade do Sul de Santa (UNISUL). Her main interests lie in the area of genre studies, academic discourse, applications of systemic functional linguistics, and contrastive rhetoric.

J. L. Meurer, UFSC, Florianópolis, Brasil

J. L. Meurer is Professor of English and Applied Linguistics at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brazil. He holds a Ph.D. in Linguistics from Georgetown University. He has published several articles and books in the fields of critical discourse analysis, genre studies, text linguistics, and applications of systemic functional linguistics.

Adriana Kuerten Dellagnelo, UFSC, Florianópolis, Brasil

Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo is a professor at Universidade Federal de Santa Catarina. She holds a Ph.D. in English and Applied Linguistics from UFSC. She has published articles and book chapters in the fields of critical discourse analysis, language and gender, literacy and the processes of reading and writing.

Downloads

Como Citar

Moritz, M. E. W., Meurer, J. L., & Dellagnelo, A. K. (2011). Conclusões como um Componente dos Artigos Acadêmicos Escritos em Português como Língua Nativa, em Inglês como Língua Nativa e em Inglês como língua Estrangeira: Um estudo Contrastivo de Gênero. The Especialist, 29(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6194

Edição

Seção

Artigos