Um Percurso Didático para a Leitura de Artigo de Opinião

Autores

  • Niura Maria Fontana Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Isabel Maria Paese Pressanto Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Neires Maria Soldatelli Paviani Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Palavras-chave:

leitura, gênero discursivo, artigo de opinião, seqüência didática

Resumo

Uma seqüência de leitura para o ensino superior, centrada no gênero artigo de opinião, a partir da noção de gêneros (Bakhtin, 1992, Bronckart, 2003) e de seqüências didáticas (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004), incluiu as seguintes atividades: pré-leitura (ativação de conhecimento prévio; levantamento de hipóteses); leitura (condições de produção; constituição dos sentidos do texto; estratégias de leitura); pós-leitura (relações entre texto e realidade; senso crítico). Seguiramse atividades de produção de gêneros em cadeia (artigo de opinião e gêneros relacionados), promovendo interação entre texto, leitor e autor, complementadas por reflexão metacognitiva. Aplicada a dois grupos de alunos universitários iniciantes (experimental e de controle), a seqüência apresentou resultados estatisticamente significativos no desenvolvimento da competência de leitura.

Biografia do Autor

Niura Maria Fontana, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Niura Maria Fontana is a professor in the Department of Letters at Universidade de Caxias do Sul, RS. She works as teacher educator and develops research on reading and reading materials for the tertiary level. Her interests include teacher education, reading as a social practice, reading materials and discourse genre.

Isabel Maria Paese Pressanto, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Isabel Maria Paese Pressanto has an MA in Applied Linguistics from PUCRS. She is a professor in the Letters Department of Universidade de Caxias do Sul, where she teaches Portuguese for Academic Purposes and Morphosyntax, which are her main interest areas.

Neires Maria Soldatelli Paviani, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Neires Maria Soldatelli Paviani holds a PhD in Education from UFSCar. She is a professor in the Letters Department and in the MA Program Letters and Regional Culture at Universidade de Caxias do Sul. She has published books and articles in journals. Her interest areas are: sociolinguistics, language and culture, languages and education, reading and text production, discourse genres.

Downloads

Como Citar

Fontana, N. M., Pressanto, I. M. P., & Paviani, N. M. S. (2011). Um Percurso Didático para a Leitura de Artigo de Opinião. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6208

Edição

Seção

Artigos