Um Percurso Didático para a Leitura de Artigo de Opinião
Palavras-chave:
leitura, gênero discursivo, artigo de opinião, seqüência didáticaResumo
Uma seqüência de leitura para o ensino superior, centrada no gênero artigo de opinião, a partir da noção de gêneros (Bakhtin, 1992, Bronckart, 2003) e de seqüências didáticas (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004), incluiu as seguintes atividades: pré-leitura (ativação de conhecimento prévio; levantamento de hipóteses); leitura (condições de produção; constituição dos sentidos do texto; estratégias de leitura); pós-leitura (relações entre texto e realidade; senso crítico). Seguiramse atividades de produção de gêneros em cadeia (artigo de opinião e gêneros relacionados), promovendo interação entre texto, leitor e autor, complementadas por reflexão metacognitiva. Aplicada a dois grupos de alunos universitários iniciantes (experimental e de controle), a seqüência apresentou resultados estatisticamente significativos no desenvolvimento da competência de leitura.Downloads
Como Citar
Fontana, N. M., Pressanto, I. M. P., & Paviani, N. M. S. (2011). Um Percurso Didático para a Leitura de Artigo de Opinião. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6208
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
