A Modalização como Persuasão no Discurso das Introduções de Dissertações de Mestrado

Autores

  • Elaine Cristine Fernandes da Silva PUC-SP, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

linguagem, modalização, interação, persuasão

Resumo

Este artigo enfoca alguns aspectos básicos da Gramática Sistêmico-Funcional descrita por Halliday (1985 e 1994) e seus seguidores; pretendemos analisar a modalização na construção de estratégias discursivas em introduções de dissertações de Mestrado. O corpus é formado por 10 introduções de dissertações de Mestrado, com ênfase nos trechos de justificativa de pesquisa, que são corroborados pela ocorrência constante de JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE e OBJETIVOS DE PESQUISA. Adotamos a metodologia denominada estudo de caso; assim, analisamos uma comunidade discursiva específica e, para isso, contamos com o uso do software Wordsmith Tools (Scott, 1996), utensílio que possibilitou a investigação pormenorizada dos itens lexicais provenientes desses textos. Os resultados mostraram que, no Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP, a modalização aparece com frequência nos trechos denominados JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE e OBJETIVOS DE PESQUISA.

Biografia do Autor

Elaine Cristine Fernandes da Silva, PUC-SP, São Paulo, Brasil

Elaine Cristine Fernandes da Silva has a Master’s degree in Applied Linguistics and Language Studies from the Catholic University of São Paulo (PUC-SP). She concluded her dissertation about Academic Discourse in 2004. Nowadays, the author teaches Portuguese Mary Ward School, in São Paulo and is doing her doctorship at the Portuguese Language Post-Graduation Program, PUC-SP. She also has experience in proofreading for publishing houses.

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Como Citar

Silva, E. C. F. da. (2011). A Modalização como Persuasão no Discurso das Introduções de Dissertações de Mestrado. The Especialist, 30(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6233

Edição

Seção

Artigos