A Modalização como Persuasão no Discurso das Introduções de Dissertações de Mestrado
Palavras-chave:
linguagem, modalização, interação, persuasãoResumo
Este artigo enfoca alguns aspectos básicos da Gramática Sistêmico-Funcional descrita por Halliday (1985 e 1994) e seus seguidores; pretendemos analisar a modalização na construção de estratégias discursivas em introduções de dissertações de Mestrado. O corpus é formado por 10 introduções de dissertações de Mestrado, com ênfase nos trechos de justificativa de pesquisa, que são corroborados pela ocorrência constante de JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE e OBJETIVOS DE PESQUISA. Adotamos a metodologia denominada estudo de caso; assim, analisamos uma comunidade discursiva específica e, para isso, contamos com o uso do software Wordsmith Tools (Scott, 1996), utensílio que possibilitou a investigação pormenorizada dos itens lexicais provenientes desses textos. Os resultados mostraram que, no Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP, a modalização aparece com frequência nos trechos denominados JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE e OBJETIVOS DE PESQUISA.Downloads
Como Citar
Silva, E. C. F. da. (2011). A Modalização como Persuasão no Discurso das Introduções de Dissertações de Mestrado. The Especialist, 30(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6233
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
