Uma interpretação crítica de São Bernardo, de Graciliano Ramos, à luz da Teoria Estética, de Theodor W. Adorno

Autores

  • Andréa Trench de Castro Universidade de São Paulo
  • Benjamin Abdala Júnior Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Graciliano Ramos, São Bernardo, Teoria Estética, Trágico

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma interpretação crítica do romance São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, à luz da Teoria Estética, de Theodor W. Adorno. Buscaremos analisar os momentos de contradição e antagonismo que a obra encerra, considerando os conceitos fundamentais da estética adorniana e os contrastes que se concentram na estrutura lógica e formal do romance. Tal análise e interpretação nos levarão a propor, por conseguinte, o sentido trágico da experiência do homem moderno que subjaz à leitura do segundo romance do escritor brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Trench de Castro, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Benjamin Abdala Júnior, Universidade de São Paulo

Professor da Pós-Graduação do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Trench de Castro, A., & Abdala Júnior, B. (2013). Uma interpretação crítica de São Bernardo, de Graciliano Ramos, à luz da Teoria Estética, de Theodor W. Adorno. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (11), 70–88. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/16500

Edição

Seção

Artigos