Uma interpretação crítica de São Bernardo, de Graciliano Ramos, à luz da Teoria Estética, de Theodor W. Adorno

Autores/as

  • Andréa Trench de Castro Universidade de São Paulo
  • Benjamin Abdala Júnior Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Graciliano Ramos, São Bernardo, Teoria Estética, Trágico

Resumen

Este artigo tem como objetivo realizar uma interpretação crítica do romance São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, à luz da Teoria Estética, de Theodor W. Adorno. Buscaremos analisar os momentos de contradição e antagonismo que a obra encerra, considerando os conceitos fundamentais da estética adorniana e os contrastes que se concentram na estrutura lógica e formal do romance. Tal análise e interpretação nos levarão a propor, por conseguinte, o sentido trágico da experiência do homem moderno que subjaz à leitura do segundo romance do escritor brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Andréa Trench de Castro, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Benjamin Abdala Júnior, Universidade de São Paulo

Professor da Pós-Graduação do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Publicado

2013-12-10

Cómo citar

Trench de Castro, A., & Abdala Júnior, B. (2013). Uma interpretação crítica de São Bernardo, de Graciliano Ramos, à luz da Teoria Estética, de Theodor W. Adorno. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (11), 70–88. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/16500

Número

Sección

Artículos