Experiências de leitura do texto literário em A menina que roubava livros: abertura, escuta e inquietude

Autores

  • Caroline Patrícia Parra Gomes da Silva Unesp
  • Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro Unesp

Palavras-chave:

Experiência de Leitura, Formação, Literatura

Resumo

Este estudo de natureza essencialmente teórica e bibliográfica tem por tema a leitura como formação e a experiência de leitura na obra literária A menina que roubava livros, de Markus Zusak, cuja personagem principal, Liesel, desafia o contexto da Alemanha nazista em guerra, roubando livros para lê-los. Diante de um cenário atual de leituras tratadas por muitos apenas como a decodificação da língua escrita, atividade mecânica e inócua ou oferecida como verdade, este estudo traz paralelamente, discussões sobre melhorias no ensino de leitura através das possíveis reflexões e iluminações sobre experiência de leitura oriundas da obra literária. Para tanto foi proposto o percurso metodológico a partir de referencial teórico constituído pelos autores Jorge Larrosa, Alberto Manguel, Walter Benjamin e Paulo Freire, dentre outros.

Downloads

Metrics

PDF views
484
Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202637
|

Biografia do Autor

Caroline Patrícia Parra Gomes da Silva, Unesp

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, câmpus de Rio Claro, na linha de Pesquisa Linguagem-Experiência-Memória-Formação.

Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro, Unesp

Doutora em Ciências da Comunicação ECA/USP. Professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, câmpus de Rio Claro, na linha de pesquisa Linguagem-Experiência-Memória-Formação.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Silva, C. P. P. G. da, & Ribeiro, M. A. H. W. (2015). Experiências de leitura do texto literário em A menina que roubava livros: abertura, escuta e inquietude. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 123–139. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22750

Edição

Seção

Artigos