Experiências de leitura do texto literário em A menina que roubava livros: abertura, escuta e inquietude

Autores

  • Caroline Patrícia Parra Gomes da Silva Unesp
  • Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro Unesp

Palavras-chave:

Experiência de Leitura, Formação, Literatura

Resumo

Este estudo de natureza essencialmente teórica e bibliográfica tem por tema a leitura como formação e a experiência de leitura na obra literária A menina que roubava livros, de Markus Zusak, cuja personagem principal, Liesel, desafia o contexto da Alemanha nazista em guerra, roubando livros para lê-los. Diante de um cenário atual de leituras tratadas por muitos apenas como a decodificação da língua escrita, atividade mecânica e inócua ou oferecida como verdade, este estudo traz paralelamente, discussões sobre melhorias no ensino de leitura através das possíveis reflexões e iluminações sobre experiência de leitura oriundas da obra literária. Para tanto foi proposto o percurso metodológico a partir de referencial teórico constituído pelos autores Jorge Larrosa, Alberto Manguel, Walter Benjamin e Paulo Freire, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Patrícia Parra Gomes da Silva, Unesp

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, câmpus de Rio Claro, na linha de Pesquisa Linguagem-Experiência-Memória-Formação.

Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro, Unesp

Doutora em Ciências da Comunicação ECA/USP. Professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, câmpus de Rio Claro, na linha de pesquisa Linguagem-Experiência-Memória-Formação.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Silva, C. P. P. G. da, & Ribeiro, M. A. H. W. (2015). Experiências de leitura do texto literário em A menina que roubava livros: abertura, escuta e inquietude. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 123–139. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22750

Edição

Seção

Artigos