Animação de poemas musicados com a utilização da ferramenta MUAN (Manipulador Universal de Animações)

Autores

  • João Carlos Biella Instituto de Letras e Linguística-Universidade Federal de Uberlândia/professor adjunto 2
  • Sandra Helena Borges Aluno do Mestrado Profissional em Letras na Universidade Federal de Uberlândia (MG)

Palavras-chave:

Animações, Poemas, Música, Bruincar de Ler, Subjetividade

Resumo

A escola da modernidade tem como função capacitar práticas de compreensão e produção de textos compostos de muitas linguagens (ou modos, ou semioses), visto que é por meio destes que os alunos se informam e se comunicam nos seus afazeres cotidianos. Dessa maneira, o cumprimento dessa função está ligado à introdução nessa instituição de novos e outros gêneros de discurso presentes nas vidas desses sujeitos, bem como de outras e novas mídias e tecnologias de circulação social. Porém, tão importante quanto à disponibilidade destes objetos culturais é a utilização de propostas didáticas que condizem com esse novo paradigma de educação. Nosso objetivo com esse artigo é relatar uma dessas propostas realizada com poemas de José Paulo Paes (2005) musicados pelo músico e compositor Paulo Bi (2005), que foi pensada para alunos de um 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Uberlândia-MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Carlos Biella, Instituto de Letras e Linguística-Universidade Federal de Uberlândia/professor adjunto 2

Professor adjunto 2 da Universidade Federal de Uberlândia(MG); professor do Profletras da mesma instituição

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Biella, J. C., & Borges, S. H. (2015). Animação de poemas musicados com a utilização da ferramenta MUAN (Manipulador Universal de Animações). FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 155–166. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/23035

Edição

Seção

Artigos