A escrita de apropriação no contexto da pós-produção

Autores

  • Leonardo Nabuco Villa-Forte PUC-RJ

Palavras-chave:

Apropriação, autoria, montagem, literatura, arte.

Resumo

Cada vez surgem mais trabalhos de texto criados não a partir da escrita de mão própria de um autor, mas da apropriação que este autor faz a partir de trechos ou até conteúdos inteiros de obras alheias ou outras fontes, como transmissões radiofônicas e edições de jornal. Em 2007, o crítico e curador francês Nicolas Bourriaud propôs a ideia de “pós-produção” para aglutinar obras de arte feitas seguindo o procedimento do ready-made. Em 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor norte-americano da Universidade da Pensilvânia, lançou o conceito de “escrita não-criativa”, transportando uma ideia semelhante para o meio textual. Com essas bases, verificaremos para onde tais práticas apontam e como podemos pensá-las no contexto mais amplo do contemporâneo, em diálogo com a Internet e a avassaladora quantidade de informação que dispõe.

Downloads

Metrics

PDF views
717
Dec 16 '16Dec 19 '16Dec 22 '16Dec 25 '16Dec 28 '16Dec 31 '16Jan 01 '17Jan 04 '17Jan 07 '17Jan 10 '17Jan 13 '179
| |

Biografia do Autor

Leonardo Nabuco Villa-Forte, PUC-RJ

Nascido no Rio de Janeiro em 1985. Pesquisador, professor, editor, escritor e artista, graduou-se em Psicologia pela UFRJ, com intercâmbio na Facultad de Filología na Universidad de Salamanca, quando desenvolveu Pesquisa na área de Psicologia, Comunicação e Novas Mídias. Autor do livro de contos O explicador e do romance O princípio de ver histórias em todo lugar, da série de colagens MixLit e da intervenção urbana Paginário. Participou de diversos eventos e encontros na área de literatura e artes e realizou oficinas e palestras envolvendo as mesmas. Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ, com dissertação intitulada "Escrever sem escrever: a literatura de apropriação", aprovada com máximo grau pela banca de avaliação do Departamento de Letras PUC-RJ.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Villa-Forte, L. N. (2016). A escrita de apropriação no contexto da pós-produção. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 281–295. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26942

Edição

Seção

Ensaios Literários