Dessa extinção que habita a vida: HOMERO E EUGÉNIO NA FOZ DO DOURO

Autores

  • André Corrêa de Sá University of California, Santa Barbara

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p205-219

Palavras-chave:

Eugénio de Andrade, Homero, morte, Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura.

Resumo

O mote para este ensaio encontrei-o no poema de Eugénio de Andrade “Encontro no Inverno com António Lobo Antunes”, que regista esse encontro entre duas figuras maiores da literatura portuguesa contemporânea e serve de epígrafe a Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura, romance de Lobo Antunes. Interrogá-lo-ei a partir de dois aspetos: primeiro, examinando o modo como os textos respondem um ao outro; depois, proponho analisar o modo como o poema desenvolve uma intimidade com a morte humana e as suas conceções que se integra numa tradição ocidental que remonta aos hexâmetros da Ilíada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Corrêa de Sá, University of California, Santa Barbara

André Corrêa de Sá é professor de Literatura Portuguesa na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, depois de ter sido Professor de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Carlos, onde ainda se mantém como docente credenciado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit). A sua atividade científica desenvolve-se no domínio dos Estudos Literários, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Literatura Comparada.

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Corrêa de Sá, A. (2019). Dessa extinção que habita a vida: HOMERO E EUGÉNIO NA FOZ DO DOURO. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (22), 205–219. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p205-219

Edição

Seção

Ensaios Literários