As plataformas de autopublicação e o circuito da cultura

o caso A Barraca do Beijo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i25p184-198

Palavras-chave:

Plataformas, Autopublicação, Circuito da Cultura, Mercado editorial, Estudos Culturais

Resumo

O presente estudo é um recorte de uma dissertação de Mestrado sobre plataformas de autopublicação, realizada sob o viés dos estudos culturais e educação, defendida em fevereiro de 2020. Neste artigo, são apresentados os resultados da pesquisa sobre o processo de autopublicação do bestseller A Barraca do Beijo na plataforma Wattpad, com base nos conceitos que constituem o assim chamado circuito cultural. O referencial teórico fundamenta-se no campo dos Estudos Culturais, com ênfase nos trabalhos de Paul Du Gay e Stuart Hall (1997a). A principal conclusão a que permitem chegar as análises apresentadas é que as plataformas de autopublicação de livros na internet, na medida em que se alinham com a lógica da desintermediação e da reintermediação, modificam as dinâmicas da cultura do livro impresso, produzindo novas práticas de produção, consumo, regulação, além de deslocar as identidades tradicionalmente associadas a essas práticas.

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Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, ULBRA

Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação

Aline Lupak Miyazaki, ULBRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, na área de Currículo, Ciências e Tecnologias; desenvolveu pesquisa na área de novas tecnologias, literatura e autopublicação de livros com ênfase nos Estudos Culturais e Educação. É licenciada em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2017). Atualmente é professora contratada da Rede Estadual de Ensino Do Rio Grande do Sul, atuando no Ensino Fundamental/Anos Finais.

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Kirchof, E. R., & Lupak Miyazaki, A. (2020). As plataformas de autopublicação e o circuito da cultura: o caso A Barraca do Beijo. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (25), 184–198. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i25p184-198

Edição

Seção

Ensaios Literários