Notas para um poética alquímica do corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i26p78-93

Palavras-chave:

Alquimia, Literatura comparada, Estudos do simbólico

Resumo

Este artigo pretende reflectir o corpo, a partir de uma perspectiva alquímica, interpretando este como um receptáculo de símbolos herméticos. A linguagem metafórica da alquimia explora as transmutações ocorridas no corpo e no espírito, bem como a correspondência entre micro e macrocosmo, corpo e mundo. A partir da história, da alquimia, da sua interpretação, e da literatura, apresento o processo alquímico como um processo interior, experienciado no próprio corpo humano, entre vivências eróticas e místicas. Em última análise, é tudo uma questão de potencialidades simbólicas do corpo, concluindo que a expansão da consciência, almejada pela alquimia, reconstrói um corpo hermafrodita e primordial, símbolo de toda a criação e simbolizado não só pela pedra filosofal, mas também pelo ouroboros e por Cristo, todos eles aspectos de uma prima materia em devir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Valadas das Neves, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Licenciado em Estudos Artísticos, na variante de Artes do Espectáculo, e mestre em Estudos Comparatistas, com a dissertação Urfaust e Heinrich von Ofterdingenum estudo comparatista à luz do pensamento alquímico.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

das Neves, S. V. (2021). Notas para um poética alquímica do corpo. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (26), 78–93. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i26p78-93

Edição

Seção

Artigos