Notas para um poética alquímica do corpo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i26p78-93

Palabras clave:

Alquimia, Literatura comparada, Estudos do simbólico

Resumen

Este artigo pretende reflectir o corpo, a partir de uma perspectiva alquímica, interpretando este como um receptáculo de símbolos herméticos. A linguagem metafórica da alquimia explora as transmutações ocorridas no corpo e no espírito, bem como a correspondência entre micro e macrocosmo, corpo e mundo. A partir da história, da alquimia, da sua interpretação, e da literatura, apresento o processo alquímico como um processo interior, experienciado no próprio corpo humano, entre vivências eróticas e místicas. Em última análise, é tudo uma questão de potencialidades simbólicas do corpo, concluindo que a expansão da consciência, almejada pela alquimia, reconstrói um corpo hermafrodita e primordial, símbolo de toda a criação e simbolizado não só pela pedra filosofal, mas também pelo ouroboros e por Cristo, todos eles aspectos de uma prima materia em devir.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sérgio Valadas das Neves, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Licenciado em Estudos Artísticos, na variante de Artes do Espectáculo, e mestre em Estudos Comparatistas, com a dissertação Urfaust e Heinrich von Ofterdingenum estudo comparatista à luz do pensamento alquímico.

Publicado

2021-07-08

Cómo citar

das Neves, S. V. (2021). Notas para um poética alquímica do corpo. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (26), 78–93. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i26p78-93

Número

Sección

Artículos