Cultura ameríndia e natureza na poética visual de Sérgio Medeiros
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p154-167Palavras-chave:
Sérgio Medeiros, Animism, Poesia visual, Perspectivismo, Cultura ameríndiaResumo
Pretende-se produzir, com este artigo, uma reflexão acerca da poética visual de Sérgio Medeiros, poeta sul-mato-grossense que, atualmente, vive no estado de Santa Catarina, onde também atua como professor universitário. Os poemas visuais de Medeiros estabelecem vigoroso diálogo com a cultura ameríndia sob diferentes aspectos, mas com um olhar especial voltado para a questão do animismo. Seus poemas visuais ou caligramas apresentam cores fortes, imagens de elementos da natureza e, aos poucos, vêm se distanciando de referências verbais, o que faz com que certos poemas pareçam mais obras de artes plásticas, rompendo, desse modo, com as fronteiras da poesia experimental tradicionalmente conhecida. Os poemas apresentados neste artigo serão lidos, preferencialmente, à luz das noções do perspectivismo, que tem sido defendido pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro.
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