Encruzilhadas e extremidades da língua:
@biarritzzz, arte contemporânea e redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p34-49Palavras-chave:
Arte contemporânea, Redes sociais, Extremidades, Encruzilhadas, biarritzzzResumo
Este artigo busca pensar a língua de forma descentralizada, como lugar desconstrutor de linguagens e da colonialidade, a partir de tensionamentos entre a arte contemporânea, as linguagens digitais e as redes sociais no contexto da cultura do compartilhamento da década de 2010 a 2020. Para isso, propõe articulações críticas entre a abordagem das extremidades, de Christine Mello, o conceito de encruzilhada, de Leda Maria Martins, e a perspectiva de margem, de bell hooks, dentre outros autores. O objetivo é compreender a presença de biarritzzz, artista brasileira (Fortaleza, CE, 1994), por meio da leitura de alguns trabalhos no formato GIF, compartilhados por ela em seu perfil no Instagram. Em @biarritizzz, buscaremos observar certas extremidades com as quais a língua, a arte contemporânea e as redes sociais ressignificam a atualidade.
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