Reverberações de Guimarães Rosa no imaginário das experimentações artísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p5-19

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Processos de criação, Redes da criação, Guimarães Rosa, Tradução intersemiótica

Resumo

O artigo tem o objetivo de refletir, no âmbito dos estudos de processos de criação, sobre o poder gerador da obra de Guimarães Rosa nas experimentações em grande diversidade de manifestações artísticas. No contexto do conceito de sujeito em comunidade (COLAPIETRO, 2014), é discutido o procedimento de cunhagem de termos em interação com o projeto literário de Ignácio de Loyola Brandão. São, também, apresentados dois processos de tradução intersemiótica (PLAZA, 1976), a partir da teoria crítica de processo (SALLES, 2006) em diálogo com Pierre Musso (2004) e Edgar Morin (2008). Primeiro, Roberto Santos e seu filme A hora e vez de Augusto Matraga (1965); e em seguida, de modo mais detalhado, as relações de Rosa com algumas obras do compositor e escritor Paulo César Pinheiro:  as letras das canções Sagarana (1969) e Matita-Perê (1973) e o romance Matinta, o Bruxo (2011).

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Biografia do Autor

Cecília Almeida Salles, PEPGCOS, PUC, São Paulo, SP

Cecilia Almeida Salles é professora titular dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e  Semiótica e de Literatura e Crítica Literária da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística (1998), Crítica Genética (2008),  Redes da Criação: construção da obra de arte (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=54E7816CCE677189C50B4D4254A5B550

Beatriz Helena Ramos do Amaral, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Doutoranda COS

BEATRIZ HELENA RAMOS AMARAL, Doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, é Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2005). Graduada em Direito pela USP (1983) e em Música pela FASM (1985). Autora de A Transmutação Metalinguística na Poética de Edgard Braga (2013), Os Fios do Anagrama (2017) e Peixe Papiro (2018), entre outros. Gravou o CD Ressonâncias, com o músico Alberto Marsicano. Coordenou ciclos literários na Secretaria Municipal de Cultura.

http://lattes.cnpq.br/0590936001361100

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Publicado

2022-07-12

Como Citar

Salles, C. A., & Ramos do Amaral, B. H. (2022). Reverberações de Guimarães Rosa no imaginário das experimentações artísticas. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (28), 5–19. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p5-19