O projeto modernista de Mário de Andrade e a figuração de identidades em contraponto
uma análise da crônica jornalística “Arte em S. Paulo – II
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i29p74-89Palavras-chave:
Modernismo, Identidade, Crônicas, Mário de Andrade, Victor BrecheretResumo
Este artigo objetiva enfatizar aspectos do projeto literário de Mário de Andrade (1893-1945), as discussões relativas às tensões entre cosmovisões divergentes e a construção de identidades ficcionais no contexto do Modernismo brasileiro, que serão evidenciados por meio da análise da crônica jornalística “Arte em S. Paulo – II”, publicada no Diário Nacional em 13/11/1927. Destacam-se, no texto, elementos etnográficos e identitários que revelam a visão de mundo do escritor, seu humor crítico que expõe, por meio da construção do personagem da narrativa, as tensões entre o passado e o ideário modernista, polarizadas nas figuras dos escultores Melani (personagem ficcional e passadista) e Victor Brecheret (1894-1955), escultor que teve bastante prestígio entre os modernistas e que é apresentado na crônica como uma espécie de síntese do espírito de modernidade do grupo de 1922 em contraposição à arte passadista, no dizer de Mário de Andrade, carente de “inspiração mais inquieta”.
Downloads
Metrics
Referências
ADDUCI, C. C. O reforço da mística paulista nas páginas do Diário Nacional. São Paulo: Lutas Sociais, 2001. p. 101-114.
ANDRADE, M. Aspectos da Literatura Brasileira. 4. ed. São Paulo: Editora Martins, 1972.
ANDRADE, M. Táxi e crônicas do Diário Nacional. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Ancona Lopes. São Paulo: Duas Cidades; Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 1976a.
ANDRADE, M. Os filhos da Candinha. São Paulo: Martins/INL/MEC, 1976b.
ANDRADE, M.; BANDEIRA, M. Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. Organização, introdução e notas Marcos Antonio de Moraes. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiro; Universidade de São Paulo, 2001.
BARTHES, R. A aventura semiológica. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BATINI, R. A. O contista Mário de Andrade e seus pseudônimos no Diário Nacional: edição dos textos. 2011. 123 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Literatura Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
BATISTA, M. R.; LIMA, Y. S. Coleção de Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo: IEB/UPS, 1998.
BAUMAN, Z. Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 103-133.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IANNI, O. Enigmas da Modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
LOPEZ, T. A. De São Paulo: cinco crônicas de Mário de Andrade. São Paulo: Senac, 2004.
LOPEZ, T. A. Mário de Andrade e Brecheret nos primórdios do Modernismo. Revista USP, São Paulo, n. 94, p. 29-38, jun./jul./ago. 2012.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003.
MOTTA, M. S. A nação faz 100 anos: a questão nacional no centenário da independência. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC, 1992.
PRADO, M. L. C. A democracia ilustrada. São Paulo, Ática, 1986.
SANDRONI, C. Notas sobre etnografia em Mário de Andrade. Estudos Avançados, 36, 104, p.202-223, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.010. Acesso em: 11 nov. 2022.
SODRÉ, N. W. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Mauad, 1994.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica. In: SILVA, T. T. (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.