Teatralidades em Meu tio chega Amanhã e La Línea

Autores

  • Fernanda Rios de Melo PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p83-96

Palavras-chave:

Meu tio chega amanhã, La Línea, Livro-álbum, Teatro pós-dramático, Verbovisualidade

Resumo

Meu tio chega amanhã (2014) de Sebastián Santana Camargo é uma narrativa aparentemente simples, mas que tira o leitor do prumo por meio de uma estrutura linear e constante. O tio que teima em não chegar representa toda a ausência de familiares na ditadura militar argentina. Este livro foi inspirado em La Línea (1975) de Beatriz Doumerc e Ayax Barnes, obra icônica que desafiou a condição politica imposta e que permanece como marca do período. Pretendemos analisá-los à luz das teatrialidades presentes: o uso dos espaços do livro-álbum (LEE, 2012; MORAES, 2022), utilizando o conceito de teatro pós-dramático de Thies Lehmann (LEHMANN, 2007) e na relação entre palavras e imagens dos textos verbo-visuais (NODELMANN, 2011). Observaremos de que maneira os elementos das obras se aproximam do teatro como forma de expressão.

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Biografia do Autor

Fernanda Rios de Melo, PUC-SP

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP; Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes; Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária – São Paulo – SP – Brasil – fernandariosdemelo@gmail.com.

Referências

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Rios de Melo, F. (2023). Teatralidades em Meu tio chega Amanhã e La Línea. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (30). https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p83-96

Edição

Seção

Artigos