Representações dos navios de escravizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p62-80

Palavras-chave:

Poema, Canção, Transcriação, Voz, Performance

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as diferentes perspectivas assumidas pelo eu-poético e pelo eu-cancional em uma sequência de poemas e canções afins, consideradas as distintas contextualizações nas quais despontaram. Pelas indagações – quem fala? e quem canta? – direcionadas a cada uma das criações selecionadas, discorremos sobre os deslocamentos do enunciador, ocasionados pelos (re)arranjos estéticos (transpoético, temático e vocoperformático) em cada uma das obras. Para fundamentação teórica e análise dos poemas escritos, respaldamo-nos, especialmente, nos trabalhos de Campos (1986), Kotte (2000) e Meyer (2002) e, para as discussões sobre as vocoperfomances, valemo-nos de embasamentos encontrados, sobretudo, em Tatit (1996), Molina (2016) e Zumthor (1997). Concluídas as análises e comparações de três poemas – “Das Sklavenschiff” (Heine), “Le Negrier” (Nerval) e “O navio negreiro” (Alves) – e duas vocoperformances de excertos dos poemas – (Veloso, 1997) e (Reichel, 2003) –, observamos os efeitos que tais deslocamentos do texto escrito para o cantado engendram.

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Biografia do Autor

Leonardo Davino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Leonardo Davino de Oliveira é doutor em Literatura Comparada e professor Associado de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procientista Uerj/FAPERJ. Desenvolve pesquisa sobre poesia e vocoperformance. Coordenada o Laboratório de Estudos de Poesia e Vocoperformance. É autor dos livros Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso (2012); De Musas e Sereias: a presença dos seres que cantam a poesia (2021), prêmio Oswald de Andrade, gênero ensaio, da União Brasileira de Escritores RJ; Domingou apandemia (2022); e Do poema à canção: a vocoperformance (2023). Além de coorganizador e autor dos livros Palavra cantada: estudos transdisciplinares (2014); Conversas sobre literatura em tempos de crise (2017); Bioescritas/biopoéticas: pensamento em trânsito (2018); Poesia Contemporânea: crítica e transdisciplinaridade (2018); Literatura brasileira em foco VIII: outras formas de escrita (2018); Literatura brasileira em foco IX: representação e autorrepresentação (2022); e Lamber a língua: Caetano 80 (2023).

Carla Jeucken, Universidade Federal Fluminense - UFF

Psicanalista, psicóloga e professora. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em
Psicologia, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Mestre
e Psicóloga pela UFF. Licenciada em Letras Português/Alemão e suas respectivas
Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Oliveira, L. D. de ., & Jeucken, C. (2024). Representações dos navios de escravizados. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (32), 62–80. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p62-80