No embalo da morte: a cadeira de balanço em Murphy e Rockaby

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i26p16-30

Keywords:

Beckett, Cartesianismo, Representação, Corpo, Mente

Abstract

O ensaio pensa a poética do corpo em Samuel Beckett explorando a relação problemática e destacada em sua obra entre corpo, mente e representação. Investiga o tema a partir do romance Murphy e da peça teatral Rockaby, que oferecem respostas diversas para as mesmas questões filosóficas e a partir de um objeto em comum, a cadeira de balanço. Ao suberverter o uso do objeto, transformando-o de objeto para sossegar em objeto para perturbar, atinge não só os próprios personagens nas obras mas também as espectativas do leitor ou do público. E mais, acrescenta um discurso literário a um debate epistemológico em que a questão do "eu" e da memória é investigada em diálogo e, por vezes em desacordo, com pensadores como Descartes, Leibniz e Bergson.

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Author Biography

Cláudia Maria de Vasconcellos, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Professora  do departamento de teoria literária e literatura comparada da FFLCH, USP. Mestre em Filosofia e Doutora em Letras também pela USP. Dedica-se ao estudo da Literatura e da Dramaturgia Modernas e Contemporâneas. Autora do livro Samuel Bekcett e seus suplos: espelhos, abismos e outras vertigens literárias (Iluminuras), vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional, categoria Ensaio, 2017.

Published

2021-07-08

How to Cite

de Vasconcellos, C. M. (2021). No embalo da morte: a cadeira de balanço em Murphy e Rockaby. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (26), 16–30. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i26p16-30