O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch: considerações sobre a literatura, o testemunho e a memória

Autores/as

  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / RS
  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p232-246

Palabras clave:

Literatura comparada, Literatura de testemunho, Literatura e memória

Resumen

Svetlana Aleksiévitch tem se destacado, mundialmente, pela composição de obras que se distanciam dos paradigmas tradicionais de representação literária por meio do recurso expressivo de exposição de vozes que pleiteiam a condição de testemunhas de um evento traumático. De fato, é pela revelação de vários relatos pessoais, em uma oralidade intensa, que as testemunhas se convertem em personagens e narradoras de um mosaico polifônico, no qual cada fragmento representa uma voz que tenta não ser esquecida, conferindo o tom memorialista às narrativas. Diante disso, propomos uma análise de O fim do homem soviético em termos formais e de conteúdo, sobremodo a partir de teóricos como Bakhtin e Benjamin, de maneira a nos aproximarmos das posições axiológicas contidas na obra. A partir dos resultados obtidos, avaliamos que as estratégias literárias empreendidas pela autora potencializam a complexidade histórica relativa ao desmembramento da União Soviética, alargando, pelos caminhos do testemunho e da memória, os limites da própria literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / RS

Doutor em Letras; Mestre em Letras; Especialista em Pensamento Político Brasileiro e Graduado em História, todos pela UFSM. Professor na Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) e Técnico em Assuntos Educacionais, na UFSM. Integrante do grupo de pesquisa Literatura e Autoritarismo, na UFSM.

Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutor em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2018-12-13

Cómo citar

Garlet, D. J., & Zamberlan, L. da C. (2018). O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch: considerações sobre a literatura, o testemunho e a memória. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (21), 232–246. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p232-246

Número

Sección

Ensayos Literarios