Poética e imagem:

atos de criação e sensações no conto A oficina do escultor, de José Saramago

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p34-49

Palabras clave:

José Saramago, Poéticas, Mímesis, Artes visuais, Erotismo

Resumen

O presente artigo divide-se em duas partes: a primeira discute a relação mantida pelos códigos poéticos próprios ao contexto cultural da Antiguidade Clássica, bem como a relação que esses tratados estabeleciam com outras manifestações artísticas, especialmente com aquelas das artes visuais, e seus processos criativos; e a segunda, que por meio da análise do ato de criação no (e do) conto A oficina do escultor, do livro A Bagagem do Viajante (1973), de José Saramago, realizada sob a perspectiva propiciada pelas contribuições estéticas oferecidas pelos estudos de Victor Chklovski, Júlio Cortázar, Georges Bataille, Gilles Deleuze e Félix Guattari, revela no texto em tela uma poética descolada dos ditames clássicos em que se descortina uma cartografia fronteiriça dos territórios artísticos (e seus gêneros), caracterizada pelo esfumaçamento de suas divisas e pela subversão da relação preservada, tradicionalmente, entre poesia e imagem.

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Publicado

2022-07-12

Cómo citar

Costa Malufe, A., & Soares Rodrigues da Silva, M. (2022). Poética e imagem: : atos de criação e sensações no conto A oficina do escultor, de José Saramago. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (28), 34–49. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p34-49