Arte, história e literatura em diálogo: uma análise da obra Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier

Autores/as

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA.
  • Thiago Alves Valente

Palabras clave:

Dialogia, Artes Plásticas, Ficção, História, Leitor Implícito

Resumen

Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da obra Moça com brinco de pérola (2002), de Tracy Chevalier (1962-) a partir da relação dialógica entre, pelo menos, três elementos: a ficção, os dados históricos e as telas do pintor Johannes Vermeer (1632 - 1675). Com aporte teórico da Estética da Recepção, busca-se compreender a apropriação de elementos históricos e biográficos como determinantes do horizonte emancipatório da protagonista, Griet, cujo percurso de formação, seu Bildung, dá-se em meio à iniciação à arte da pintura: primeiro com o pai, depois, na figura histórica ficcionalizada de Vermeer, reconhecido como um dos mais importantes artistas de seu tempo. Busca-se, ainda, observar como se estabelece na obra a comunicação com o leitor implícito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA.

Doutora em Literatura e Vida Social pela UNESP, campus de Assis – SP. Professora no Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA/FEMA – Assis, SP, Brasil, eagrf@femanet.com.br. Membro do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (UENP-CCP) e Leitura e Literatura na Escola (UNESP-Assis).

Thiago Alves Valente

Doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP, campus de Assis – SP. Professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Cornélio Procópio, PR, Brasil, kantav2005@gmail.com. Membro do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (UENP-CCP) e Leitura e Literatura na Escola (UNESP-Assis).

Publicado

2013-07-04

Cómo citar

Ferreira, E. A. G. R., & Valente, T. A. (2013). Arte, história e literatura em diálogo: uma análise da obra Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (10), 79–95. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/14636

Número

Sección

Artículos