A moderna grafia dos passos: flânerie e olhar cinematográfico em Pathé-Baby

Autores/as

  • Frederico Spada Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Renato Cordeiro Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Modernismo brasileiro, António de Alcântara Machado, Vanguarda

Resumen

Pathé-Baby (1926) marca a estreia editorial de António de Alcântara Machado (1901-1935). Também publicadas (em parte) no Jornal do Comércio, de São Paulo, estas crônicas de sua viagem à Europa, em 1925, são aqui analisadas a partir de sua estreita ligação com a estética futurista, enfocando seu intenso e inovador diálogo entre literatura, cidade, cinema e artes plásticas, em que se destacam o ritmo alucinante (flashes), a busca pelo novo (o moderno) e as ironias às cidades-museus do Velho Mundo visitadas pelo cronista-flâneur.

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Biografía del autor/a

Frederico Spada Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-Rio. Bolsista CAPES/PROSUP. Mestre em Estudos literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Renato Cordeiro Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professor associado do Departamento de Comunicação Social da PUC Rio, pesquisador 1A do CNPq.

Publicado

2015-07-13

Cómo citar

Spada Silva, F., & Cordeiro Gomes, R. (2015). A moderna grafia dos passos: flânerie e olhar cinematográfico em Pathé-Baby. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (14), 180–194. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22453

Número

Sección

Ensayos Literarios