O ensino da literatura hoje

Autores/as

  • Benedito Antunes Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Câmpus de Assis

Palabras clave:

Ensino de literatura, Formação do professor, Formação do leitor, Linguagem literária

Resumen

Fala-se em crise da literatura como decorrência do contexto histórico-social contemporâneo, em que a leitura, em especial a literária, não seria uma prática capaz de concorrer com as diversas formas de comunicação audiovisual. Este artigo propõe-se discutir essas questões, procurando identificar o papel da escola na difusão da leitura literária. Para isso, contempla aspectos inerentes ao tema, como as condições socioeconômicas dos professores, a formação profissional proporcionada pelos cursos de licenciatura e, principalmente, a literatura como objeto de ensino. Considera a hipótese de que os problemas relativos ao ensino da literatura são comuns aos da própria formação escolar e que a literatura pode constituir um campo privilegiado para apontar novas perspectivas para a educação em geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Benedito Antunes, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Câmpus de Assis

Departamento de Literatura, área de Literatura Brasileira

Publicado

2015-07-13

Cómo citar

Antunes, B. (2015). O ensino da literatura hoje. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (14), 3–17. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22456

Número

Sección

Artículos