Signos e suportes contemporâneos: notas sobre a Literatura Infantil e Juvenil

Autores/as

  • Maria Zilda Cunha Universidade de São Paulo DLCV

Palabras clave:

Leitor, Literatura Infantil e Juvenil, suportes e signos contemporâneos.

Resumen

Resumo: O design do mundo atual - em face das revoluções tecnológicas e paradigmáticas - tem provocado indagações constantes. Nesse contexto, a Literatura Infantil e Juvenil procura criar novas interfaces com a Educação. Desafio que impulsiona uma investigação de aspectos teóricos e metodológicos subsidiários ao desenvolvimento da recepção estética e crítica mais adequada ao leitor contemporâneo. No presente artigo, orientados por proposições de G. Agamben e de M. Maffesoli, destacamos alguns sinais da contemporaneidade. À luz desses pressupostos, identificamos aspectos da produção contemporânea para crianças e jovens no âmbito da temática, dos suportes e diagramas narrativos. O viés do comparativismo literário propicia traçarmos formas de leitura que podem contribuir para o desenvolvimento de uma recepção estética e crítica mais adequada ao nosso leitor em formação.

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Biografía del autor/a

Maria Zilda Cunha, Universidade de São Paulo DLCV

Maria Zilda da Cunha é Professor doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernnáculas da Universidade de São Paulo, docente do programa de Estudos Comparados de literaturas de lingua portuguesa, coordenadora da área de Literatura Infantil e Juvenil. Doutora em EStudos Comparados de Literaturas de Lingua Potuguesa (USP), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC), Graduada em Psicologia (PUC/SP), Letras (FMBP) e Pedagogia(UNSP).Lider do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e Jovens (CNPQ/USP)

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Cunha, M. Z. (2016). Signos e suportes contemporâneos: notas sobre a Literatura Infantil e Juvenil. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (17), 93–109. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/28840

Número

Sección

Artículos