Fantasmas de vitrine

“A loja feminina” de Carlos Drummond de Andrade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p175-195

Palabras clave:

Poesia moderna brasileira, Farewell, Ninfa, Imagem, Eros

Resumen

Este artigo propõe outro modo de olhar a poesia de Drummond por meio da análise do poema “A loja feminina”. A partir de uma metodologia da montagem de tempos, gêneros e linguagens artísticas diversas, buscamos abrir, de maneira fantasmal e erótica (sem esquecer a ambiguidade do erotismo visto por Georges Bataille), um poema que, em um jogo cênico de espelhos, artifícios e ornamentos, explora a fascinação da palavra feita imagem, da imagem feita palavra. No desenlace da cena dramática, leitor e poeta se dissolvem no “enigma de formas permutantes”, a restar como mais um, entre tantos, nomes da Ninfa, essa singular personagem teórica de Aby Warburg, reproposta na contemporaneidade por Georges Didi-Huberman, presença espectral a invadir os versos. Eis que nos, movimentos tardios dessa obra poética movediça, descobrimos uma vida mais intensa – a vida das imagens, pensada por Baudelaire, Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Emanuele Coccia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maura Voltarelli Roque, Universidade Estadual de Campinhas - UNICAMP

Maura Voltarelli é pesquisadora e crítica literária, possui mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2014) (bolsista Fapesp) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2019) (bolsista Fapesp), com estágio de pesquisa (bolsa BEPE/Fapesp) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, sob a supervisão de Georges Didi-Huberman. Recentemente, concluiu pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade junto ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP) (bolsista Fapesp), com período como pesquisadora visitante (bolsa BEPE/Fapesp) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, também sob a supervisão de Georges Didi-Huberman. Seus estudos e pesquisas mais recentes têm se voltado para um diálogo de natureza antropológica entre a palavra e a imagem, a literatura e as artes visuais, por meio do estudo da imagem da Ninfa, pensada por autores como Aby Warburg, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben, na literatura brasileira. É autora do livro Amar, depois de perder: uma poética da Ninfa (2021), publicado pela Ofícios Terrestres Edições, além de uma série de artigos científicos na área de Literatura Brasileira, Teoria e Crítica Literária e Artes Visuais. Seu livro mais recente, O Sequestro da Ninfa, sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, fruto de pesquisa de pós-doutorado, está em processo de finalização, com publicação pela Ofícios Terrestres Edições para início de 2024.

Citas

AGAMBEN, G. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

AGAMBEN, G. Nudez. Trad. Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. (Filô/Agamben).

ANDRADE, C. D. de. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Cia. José Aguilar, 1973.

ANDRADE, C. D. de. Amar se aprende amando: poesia de convívio e de humor. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1985.

ANDRADE, C. D. de. Corpo. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 1987.

ANDRADE, C. D. de. Farewell. Rio de Janeiro: Record, 1996.

ANDRADE, M. de. A Poesia em 1930. In: ANDRADE, M. de. Aspectos da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2002.

ANTELO, R. Potências da imagem. Chapecó: Argos, 2004.

BATAILLE, G. O Erotismo. Trad. Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

BAUDELAIRE, C. O Pintor da Vida Moderna. Trad. e notas Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. (Coleção Mimo; 7).

BELTING, H. Pour une anthropologie des images. Trad. Jean Torrent. Paris: Éditions Gallimard – Le Temps des Images, 2004.

BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 6. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

BENJAMIN, W. Passagens. Org. Willi Bolle; colaboração Olgária Chain Féres Matos. Trad. do alemão Irene Aron, trad. do francês Cleonice Paes Barreto Mourão; revisão técnica Patrícia de Freitas Camargo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

CALASSO, R. La locura que viene de las ninfas. Trad. Teresa Ramírez Vadillo e Valerio Negri Previo. Espanha: Sexto Piso, 2008.

COCCIA, E. A vida sensível. Trad. Diego Cervelin. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2010.

COCCIA, E. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Trad. Fernando Scheibe. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. Ouvrir Vénus: Nudité, rêve, cruaté. Paris: Gallimard, 1999.

DIDI-HUBERMAN, G. Ninfa Moderna: Essai sur le drapé-tombé. Paris: Gallimard, 2002.

DIDI-HUBERMAN, G. Ninfa fluida: Essai sur le drapé-désir. Paris: Gallimard, 2015.

EINSTEIN, C. A arte do século 20 – 1. As Premissas. Trad. e posfácio: Maria Aparecida Barbosa. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2016.

FEDIDA, P. Le souffle indistinct de l’image. In: FEDIDA, P. La Part de l’œil, n. 9, Arts plastiques et psychanalyse II, 1993.

FREUD, S. O Inquietante. In: FREUD, S. História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”): além do princípio do prazer e outros textos. Trad. e notas: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HEINICH, N. États de femme. L’identité féminine dans la fiction occidentale. Paris: Éditions Gallimard, 1996.

LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres. 9. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

NAU, C. Machine-Aquarium: Claude Monet et la peinture submergée. Paris: MétisPresses, 2021.

PAZ, O. O Arco e a Lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

STIGGER, V. Imagem-enxerto in: ALLOA, Emmanuel. O corpo da imagem A imagem do corpo. Trad. e organização: Helano Ribeiro. Porto Alegre: Zouk, 2021

WARBURG, A. A presença do antigo. Trad., organização e introdução Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

WISNIK, J. M. Maquinação do Mundo: Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Publicado

2024-07-09

Cómo citar

Roque, M. V. . (2024). Fantasmas de vitrine: “A loja feminina” de Carlos Drummond de Andrade. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (32), 175–195. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p175-195