À margem da margem
confluências entre a poesia beatnik de Elise Cowen e a poesia slam paranaense
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p383-400Palabras clave:
Geração beat, Poesia marginal, Slam das Gurias, Invisibilidade literária, SilenciamentoResumen
A poesia, por seu caráter subjetivo, tem grande potência responsiva; ou seja, é possível compreender determinado tempo por meio da sua leitura: há respostas na poesia. O movimento nominado geração beat foi precursor da poesia marginal que, por sua vez, deu visibilidade a outros gêneros tal qual a poesia slam. No entanto, apesar dos escritos revolucionários, é possível perceber que a produção da geração beat é de escritores (no masculino). Há, portanto, uma lacuna na história relativa às escritoras (no feminino). O movimento conhecido como Poetry Slam (Poesia Slam) é o nome dado às competições de poesia falada oriundas da produção autoral da periferia e da poesia marginal. O objetivo principal deste estudo é o de dar visibilidade literária às poetas da geração beat (representadas por Elise Cowen) e da poesia slam paranaense no que diz respeito a pontos confluentes: a invisibilidade em detrimento de autores masculinos e as temáticas contundentes.
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