A terceira coisa

a imagicidade no estudo da imagem poética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p24-41

Palavras-chave:

Serguei Eisenstein, Estudos interartes, Cinematrografia, Montagem, Estrutura imagética

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o conceito de imagicidade explorado pelo cineasta Serguei Eisenstein, em que reflete sobre os processos de construção da imagem artística e suas especificidades. Nessa perspectiva, o exame atento de estruturas literárias estabelece a relevância da construção poética na compreensão da imagem artística como um complexo sistema emocional e intelectual. A base do conceito e sua relação com a linguagem poética são discutidas a partir dos estudos de Serguei Eisenstein, Boris Eikhenbaum, Iúri Lotman, Boris Kazanski e Leonid Timoféev. Por meio da análise de procedimentos imagéticos extraídos de “Prelúdios-intensos para os desmemoriados do amor”, de Hilda Hilst, pretende-se verificar de que modo a imagicidade compõe a estrutura profunda do poema, demonstrando que a experiência de construção imagética no campo da poesia observada por Eisenstein possui um modus operandi que pode contribuir para o fortalecimento dos estudos intermídias da imagem artística na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erivoneide Marlene de Barros Pereira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Teoria e História Literária (IEL-UNICAMP) com estágio de pesquisa (CNPq) no Instituto de Literatura Mundial da Academia Russa de Ciências A. M. Górki, em Moscou. Mestra em Letras na área de literatura e cultura russa (FFLCH-USP). Dedica-se ao estudo das relações entre cinema e literatura e à pesquisa da produção artística e teórica de Serguei Eisenstein. Coorganizou os livros Panorama Tarkóvski (Kinoruss, 2016) e Ato educativo e suas essências (Garimpo, 2019).

Referências

EIKHENBAUM, B. Problemas de cine-estilística. In: ALBÈRA, F. (org.). Los formalistas rusos y el cine: la poética del filme. Trad. José Ángel Alcalde. Barcelona: Paidós, 1998, p. 45-75.

EIKHENBAUM, B. La literatura desde el punto de vista del cine. In: ALBÈRA, F. (org.). Los formalistas rusos y el cine: la poética del filme. Trad. José Ángel Alcalde. Barcelona: Paidós, 1998, p. 207-210.

EIKHENBAUM, B. La palabra y el cine. In: ALBÈRA, F. (org.). Los formalistas rusos y el cine: la poética del filme. Trad. José Ángel Alcalde. Barcelona: Paidós, 1998, p. 203-205.

EISENSTEIN, S. Notas para uma história geral do cinema. Trad. Sonia Branco e Lúcia Ramos Monteiro. Rio de Janeiro: Azougue, 2014.

EISENSTEIN, S. O sentido do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

EISENSTEIN, S. Writings, 1922-1934. Trad. Richard Taylor. Londres: I. B. Tauris, 2010.

HILST, H. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Globo, 2001.

IVÁNOV, I. I. Dos diários de Serguei Eisenstein e outros ensaios. Trad. Aurora Fornoni Bernardini e Noé Silva. São Paulo: Edusp, 2009.

KAZANSKI, B. La naturaleza del cine. In: ALBÈRA, F. (org.). Los formalistas rusos y el cine: la poética del filme. Trad. José Ángel Alcalde. Barcelona: Paidós, 1998, p. 101-134.

LOTMAN, Y. Estética e semiótica do cinema. Trad. Alberto Carneiro. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.

MARTELO, R. M. O cinema da poesia. Lisboa: Documenta, 2012.

PEREIRA, E. M. de B. Literatura e cinema: a imagem artística nos escritos de Serguei Eisenstein. 2023. 298p. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2023. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310808. Acesso em: 29 maio 2024.

ЭЙЗЕНШТЕЙН, С. М. Избранные Произведения в шести томах. т. 2. Москва: Искусство, 1964.

ЭЙХЕНБАУМ, Б. М. Поэтика Кино. Санкт-Петербург: Академичесский проект, 2001.

ЭЙХЕНБАУМ, Б. М. Литература и кино. КиноЗаписки, n. 5, Москва, 1989, p. 3-8.

ТИМОФЕЕВ, Л. Образ. In: Литературная энциклопедия в 11 т. Москва, 1929-1939.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

Pereira, E. M. de B. (2024). A terceira coisa: a imagicidade no estudo da imagem poética. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (32), 24–41. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p24-41