A terceira coisa

a imagicidade no estudo da imagem poética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p24-41

Palabras clave:

Serguei Eisenstein, Estudos interartes, Cinematrografia, Montagem, Estrutura imagética

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir o conceito de imagicidade explorado pelo cineasta Serguei Eisenstein, em que reflete sobre os processos de construção da imagem artística e suas especificidades. Nessa perspectiva, o exame atento de estruturas literárias estabelece a relevância da construção poética na compreensão da imagem artística como um complexo sistema emocional e intelectual. A base do conceito e sua relação com a linguagem poética são discutidas a partir dos estudos de Serguei Eisenstein, Boris Eikhenbaum, Iúri Lotman, Boris Kazanski e Leonid Timoféev. Por meio da análise de procedimentos imagéticos extraídos de “Prelúdios-intensos para os desmemoriados do amor”, de Hilda Hilst, pretende-se verificar de que modo a imagicidade compõe a estrutura profunda do poema, demonstrando que a experiência de construção imagética no campo da poesia observada por Eisenstein possui um modus operandi que pode contribuir para o fortalecimento dos estudos intermídias da imagem artística na atualidade.

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Biografía del autor/a

Erivoneide Marlene de Barros Pereira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Teoria e História Literária (IEL-UNICAMP) com estágio de pesquisa (CNPq) no Instituto de Literatura Mundial da Academia Russa de Ciências A. M. Górki, em Moscou. Mestra em Letras na área de literatura e cultura russa (FFLCH-USP). Dedica-se ao estudo das relações entre cinema e literatura e à pesquisa da produção artística e teórica de Serguei Eisenstein. Coorganizou os livros Panorama Tarkóvski (Kinoruss, 2016) e Ato educativo e suas essências (Garimpo, 2019).

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Publicado

2024-07-09

Cómo citar

Pereira, E. M. de B. (2024). A terceira coisa: a imagicidade no estudo da imagem poética. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (32), 24–41. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p24-41