Os fragmentos e o cristal do acontecimento
cintilações da imagem de Anna Csillag em Walter Benjamin e Bruno Schulz
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p81-101Palabras clave:
Passagens, Sanatório sob o signo da clepsidra, Coleção, Princípio da montagem, O livroResumen
Este artigo interpreta a imagem de Anna Csillag, personagem de anúncio de tônico capilar, bastante popular em meados do século XIX e começo do XX na região da Europa Central e Centro-Oriental, que se tornou objeto de experimentação poética. A análise parte de uma alusão tida por obscura à personagem nas Passagens (1982), de Walter Benjamin, e focaliza as suas figurações no conto “O Livro”, de Sanatório sob o signo da clepsidra (1937), de Bruno Schulz. Para tanto, abordaremos, na primeira parte do texto, as figuras conceituais benjaminianas da coleção e da montagem, bem como, na segunda, o trabalho schulziano com a imagem. Nesse percurso, evidenciaremos que o emprego das imagens permite estabelecer uma iluminadora reflexão poético-filosófica sobre a relação entre os fragmentos e os acontecimentos no âmbito do pensamento contemporâneo.
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