Imaginação poética e complexo de cultura
uma leitura bachelardiana dos cisnes de Fiama Hasse Pais Brandão
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p196-215Palabras clave:
Poesia portuguesa, Gaston Bachelard, Imagem poética, Tradição, Imaginação materialResumen
Este trabalho tem por objetivo compreender como a imagem poética, a imaginação material e o complexo de cultura, conceitos bachelardianos fundamentais, podem ser produtivos na leitura da poesia de Fiama Hasse Pais Brandão, particularmente de seus poemas que reconfiguram e atualizam a relação entre a tradição poética e a temática do canto do cisne. Fundamental na revolução da poesia portuguesa a partir da Poesia 61, para a qual a imagem é um tema importante, a obra de Brandão “revolucionou o imaginismo primitivo” (Cruz, 2008). O potencial transformador da imagem poética em diálogo com topos literários por vezes desgastados (Bachelard, 2016) espelha-se na forma como a poeta portuguesa cria imagens poéticas originais que renovam sua relação com a tradição. Pretende-se contribuir, assim, para a atualização das leituras de uma poeta fundamental, bem como para o reconhecimento da atualidade do pensamento bachelardiano na crítica literária hoje.
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