Douglas Diegues e Luandino Vieira

poéticas do Sul Global e outros projetos de mundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i34p101-119

Palabras clave:

Literaturas periféricas, Literaturas de língua portuguesa, Hibridismo estético, Douglas Diegues, Luandino Vieira

Resumen

Propomos, neste trabalho, uma leitura analítica sobre o livro de poemas Triple Frontera Dreams (2014), do escritor contemporâneo brasileiro Douglas Diegues, e o livro de contos Luuanda (1963), do prosador angolano José Luandino Vieira. Interessa-nos, em especial, problematizar o hibridismo idiomático, a polifonia e a miscigenação de gêneros literários que dão forma a esses projetos artísticos. Investigamos, a partir desta análise, possíveis afinidades estéticas e correspondências de projetos de mundo abordados nessas literaturas lusófonas. Ao transfigurarem para o plano literário os espaços em que transitam, Diegues e Luandino representam as periferias brasileira e angolana como ambientes que acolhem sonhos, belezas e subjetividades, desestabilizando a imagem estereotipada e redutora – relacionada à miséria, à bizarria e à servidão – comumente associada aos sujeitos pobres que habitam as margens do mundo ocidental. Para desenvolver este trabalho, ancoramo-nos, sobretudo, em estudos propostos por autores como Benjamin Abdala Júnior; Ailton Krenak; Antonio Candido e Fernanda Dusse.

Biografía del autor/a

Carolina Barbosa Lima e Santos, Universidade de São Paulo - USP

Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (UFAL)

Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMS)

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira (USP)

Doutorado em Letras / Estudos Literários (UFMS)

Mestre em Teoria Literária e Estudos Comparados, em 2012 (UFMS)

Graduada em Letras, em 2009 (UFMS)

 

Wellington Furtado Ramos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutor em Letras (Estudos Literários), mestre em Estudos de Linguagens (Teoria Literária e Estudos Comparados) e graduado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de Letras/Teoria Literária. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UEMS). 

Citas

ABDALA JÚNIOR, B. Literatura comparada e relações comunitárias, hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

BALLESTRIN, L. O Sul Global como projeto político. HAOS: Horizontes ao Sul. Disponível em <https://www.horizontesaosul.com/single-post/2020/06/30/o-sul-global-como-projeto-politico>. Acesso em: 29 março 2024.

BAUDELAIRE, C. O spleen de Paris. Tradução de Samuel Titan Jr. São Paulo: Editora 34, 2020.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 9. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. v.1 e v.2.

DIEGUES, D. Triple Frontera Dreams. Buenos Aires: Interzona, 2017.

DUSSE, F. Por uma crítica literária do Sul global. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 29, n. 3, p. 151-168, 2019.

GARRAMUÑO, F. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rocco, 2014.

KRENAK, A. Futuro ancestral. 1a. ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

MACEDO, T. Monandengues, pioneiros e catorzinhas: crianças de Angola. A kinda e a misanga: encontros brasileiros com a literatura angolana, 2007.

ROCHA, W. O portunhol e captação de herança nos sonetos salvajes, de Douglas Diegues. Estação Literária, v. 7, p. 6-14, 2011.

SANTILLI, M. João Guimarães Rosa e José Luandino Vieira, criadores de linguagens. Scripta, v. 2, n. 3, p. 221-233, 1998.

Publicado

2025-05-16

Cómo citar

Santos, C. B. L. e ., & Ramos, W. F. . (2025). Douglas Diegues e Luandino Vieira: poéticas do Sul Global e outros projetos de mundo. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, 1(34), 101–119. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i34p101-119