O que têm em comum Alexa, Siri, Lu e Bia?

Assistentes digitais, sexismo e rupturas de performances de gênero

Autores

Palavras-chave:

assistentes pessoais digitais, gênero, tecnologia, performance, sexismo

Resumo

As assistentes pessoais digitais são artefatos comunicacionais que auxiliam usuários a executarem tarefas cotidianas de forma automatizada, através da linguagem natural falada ou escrita. Dentre as de primeiro tipo encontram-se a Alexa (da Amazon) e Siri (da Apple), enquanto dentre as de segundo tipo destacamos a Lu (da Magazine Luiza) e a Bia (do Bradesco). Trata-se de robôs humanizados como personagens femininas que sofrem constantes alvos de agressões verbais por parte de usuários. A partir de uma discussão teórica sobre as relações entre tecnologia e gênero e de um olhar empírico para casos ocorridos com as assistentes mencionadas, apresentamos mudanças feitas recentemente em seu discurso de modo a se contraporem a insultos, argumentando que se trata de rupturas intencionais de performance. Concluímos que, apesar de ser um primeiro passo contra o sexismo, as atualizações feitas ainda são insuficientes e as opressões de gênero seguem em curso, mesmo com agentes não humanas.

Biografia do Autor

Luiza Carolina dos Santos, Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP)

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (CAPES PDSE) na Goethe Universität e no Sussex Humanities Lab da Univesity of Sussex. Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e jornalista. Pesquisadora na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP).

Beatriz Polivanov, Universidade Federal Fluminense

Doutora e mestre em Comunicação, com pós-doutoramento pela Universidade de McGill, no Canadá, e também pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Docente permanente do PPGCOM e do Depto de Estudos Culturais e Mídia da UFF, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisadora do CNPq e FAPERJ.

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2021-12-06

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