Os sentidos das lives no contexto da pandemia: do escapismo e da filantropia às lógicas identitárias

Les sens des vies dans le contexte de la pandémie : de l'évasion et de la philanthropie aux logiques identitaires

Autores

  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo
  • Silvio Sato Universidade de São Paulo, São Paulo -SP https://orcid.org/0000-0002-4145-2367
  • Bruno Pompeu Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo - SP
  • Rafael Orlandini Universidade de Sorocaba, Sorocaba - SP

Palavras-chave:

live, pandemia, publicidade, consumo, marcas

Resumo

O contexto da pandemia da Covid-19 provocou impactos em diferen- tes áreas, inclusive no cenário midiático, na publicidade e no consumo. Nesse triplo entroncamento estão as chamadas lives – entendidas e delimitadas aqui como transmissões ao vivo de conteúdos musicais por plataformas digitais. Este artigo tem por objetivo jogar luz sobre este novo fenômeno, procurando compreendê-lo na sua complexidade, não apenas do ponto de vista conceitual, mas também em categorizações aplicadas em articulação com as marcas. A partir de revisão bibliográfica interdisciplinar e análise antropossemiótica de 36 lives musicais produzidas e transmitidas no Brasil, encontramos as lives emocionais (escapistas e empáticas), energéticas (filantrópicas e interativas) e lógicas (identitárias e comunitárias), projetando diferentes ambiências midiá- tica e publicitária para as marcas.

Biografia do Autor

Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e da graduação em Publicidade da ECA - USP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Puc SP.

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Publicado

2022-05-19

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