Isso não é um palhaço!

Joker (2019), o artista sob a sombra do morcego

Autores

Palavras-chave:

Joker, Cinema, Foucault, narrativa, política

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma leitura de Joker (2019) de Todd Philips como uma proposta de desconstrução de uma história hegemônica. Com um arcabouço conceitual fundamentado em algumas obras de Michel Foucault, procuramos uma compreensão de diversos mecanismos de poder na instauração de uma identificação da vilania enquanto visão maniqueísta da complexidade sociopolítica e econômica da fictícia Gotham City. Assim, essa investigação irá adentrar alguns debates sobre as condições de possibilidade de construção de verdades dentro de narrativas clássicas. Esse trabalho busca, não somente, uma análise do protagonista do filme, mas também sua utilização como objeto de estudo que sirva como demonstração de algumas abordagens teóricas que apresentam um questionamento de determinadas estruturas dominantes.

Biografia do Autor

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutor em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-IAVM) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Coordenador do grupo de pesquisa "Transposições das Narrativas de HQ no Cinema". Também atua no grupo de pesquisa "Culturas Tecnológicas: medialidades, materialidades e temporalidades"coordenado pelo prof. Dr. Erick Felinto. Membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e curador do Cineclube Silvia Oroz da Universidade Estácio de Sá, campus Tom Jobim. Autor do livro "Drácula: o vampiro camaleônico" (2014), realiza pesquisas sobre transposições cinematográficas de obras literárias, assim como de HQs e videogames. Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA) nas graduações em Comunicação Social, Cinema, Produção Audiovisual e Publicidade.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos | Articles