Memória. Entre Tailândia, Colômbia, Escócia. Ponto de escuta e sons ambientes

Autores

Palavras-chave:

cinema contemporâneo, som, ponto de escuta, som ambiente, estudos transnacionais

Resumo

Este artigo, como apresentamos em sua versão de apresentação oral, tem por objetivo analisar a interação entre o conceito de ponto de escuta, os ruídos e os sons ambientes. Para tanto, teremos como centro o longa-metragem Memória (Apichatpong Weerasethakul, 2021). Nos interessa demonstrar a relação possível entre a personagem principal e nós, como espectadores, pela partilha de um incerto ponto de escuta que transita entre sonoridades subjetivas e objetivas. Temos como hipótese que tal incerteza sobre o ponto de escuta, por parte da personagem e estendida aos espectadores, relativiza dicotomias da teoria do cinema sobre a localização espacial ou subjetiva dos sons. Nossa análise tem a intenção de abrir possiblidades de diferentes resultados quanto à recepção e identificação sonoras.

Biografia do Autor

Fernando Morais da Costa, Universidade Federal Fluminense

Fernando Morais da Costa é professor associado do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e fundador e ex-coordenador do Seminário Temático de Estilo e Som no Audiovisual da Socine. Foi secretário acadêmico (2017-2019) e membro do comité científico (2019-2021) da mesma instituição. É autor de O som no cinema brasileiro. 

Referências

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

CANCLINI, Néstor García. O mundo inteiro como lugar estranho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016. p. 55-72.

CHATTOPADHYAY, Budhaditya. Reconstructing atmospheres: Ambient sound in film and media production. Sage: Communication and the Public, v. 2, n. 4, p. 352-364, 2017.

CHION, Michel. The twelve ears. In: The twelve ears. Film, a Sound Art. New York: Columbia University Press, 2003. p. 289-320.

COSTA, Fernando Morais. Som e ritmo interno no plano-sequência: Five, Andarilho. In: CARREIRO, Rodrigo; BELTRÃO, Filipe; OPOLSKI, Débora. (org.). Estilo e som no audiovisual. São Paulo: Socine, 2019. p. 13-28.

COSTA, Fernando Morais. Resumo de Memória. Tailândia, Colômbia, Escócia: Ponto de escuta e som ambiente. XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo: Socine, 2022. Disponível em: https://associado.socine.org.br/ anais/2022/22068/fernando_morais_da_costa/memoria_tailandia_colombia_escocia_ponto_ de_escuta_e_som_ambiente. Acesso em: 21 dez. 2023.

COSTA, Fernando Morais. Vozes e sons ambientes sobre telas azuis, negras. Limites possíveis das relações entre sons e imagens. In: MUANIS, Felipe; PELEGRINI, Christian. (org.). Perspectivas do audiovisual contemporâneo: urgências, conteúdos e espaços. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2020. p. 99-110.

DENNISON, Stephanie; LIM, Song Hwee. (org.). Remapping World Cinema: identity, culture and Politics in Film. London: Wallflower Press, 2006.

ELIOT, Thomas Stearns. Os homens ocos. In: ELIOT, Thomas Stearns. Obra completa. Volume 1: poesia. São Paulo: Arx, 2004. p. 175-183.

EZRA, Elizabeth; ROWDEN, Terry. (org.). Transnational Cinema: The Film Reader. London: Routledge, 2006.

FRANÇA, Andréa. Terras fronteiras no cinema político contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LOPES, Denilson. Cinema global, cinema mundial. E-compós, Brasília, v. 13, n. 2, maio/ ago. 2010.

LOPES, Denilson. Paisagens transculturais. In: MACHADO, Rubens; SOARES, Rosana de Lima; ARAUJO, Luciana Corrêa de. (org.). Estudos de Cinema Socine. São Paulo: Annablume, 2007. v. VIII. p. 69-76.

LOPES, Denilson. Transnational Soundscapes: Ambient Music and New Bossa Nova. In: CORONA, Ignacio; MADRID, Alejandro. (org.). Postnational musical identities: cultural production, distribution, and consumption in a globalized scenario. London, New York, Toronto: Rowman & Littlefield, 2008. p. 209-218.

MAPURUNGA, Marina. Natureza urbana natureza: entre orquestra de laptops, soundpainting e live cinema. In: JISMA - III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual. Rio de Janeiro, 2018.

MATEUS, Anabela. The Hollow Men e Apocalipse Now – A condição humana. Babilónia: Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, n. 6-7, p. 79- 85, 2009.

MITCHELL, John. The Silence and Sound of Apichatpong Weerasethakul’s “Memoria”. In: Nab Amplify, 2022. Disponível em: https://amplify.nabshow.com/articles/create-the-silence-and-sounds-of-memoria/ Acesso em: 13 maio 2022.

ROUNDS, Anne Lovering. Dissolves in Mrs. Dalloway: The soundscape of a novel. In: Literary Imagination, Oxford Academic, v. 13, n 1. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio. In: SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 46-90.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Edição

Seção

Artigos | Articles