Retratos de província:

fotografias de estúdio, invenções do eu e arquivos da memória

Autores

  • Beatriz Jaguaribe UFRJ
  • David Gómez López Universidade Central do Equador

Resumo

Ao explorar seletivamente os acervos de três fotógrafos — Manuel Jesús Serrano (1882-1957), Chichico Alkmim (1886-1978) e Baldomero Alejos (1902-1976) —, analisamos retratos fotográficos de estúdio realizados ao longo das décadas de 1920 a 1950. Nas cidades de província onde exerceram a profissão de retratista, os estúdios fotográficos propiciavam um teatro de poses, automodelações modernas e pactos fotográficos entre retratados e fotógrafos. Nessas estufas fotográficas, a câmera disseminava, majoritariamente, o retrato burguês com suas conotações de posse e individualismo. Entretanto, os estúdios fotográficos de Serrano, Alkmim e Alejos também possibilitaram uma gama de automodelações desejadas, revelando variações étnicas, expressões subjetivas e hibridações culturais. Neste ensaio, analisamos imagens desses exímios retratistas, destacando os entrelaçamentos entre memórias afetivas e o arquivo; a relevância do estúdio fotográfico como espaço cenográfico de imaginários modernos, convencionais e também fantasiosos; e finalmente a leitura das imagens de estúdio em relação ao imaginário urbano dessas cidades provincianas.

Biografia do Autor

Beatriz Jaguaribe, UFRJ

Beatriz Jaguaribe is a professor of comparative communications in the School of Communications at the Universidade Federal do Rio de Janeiro and the recipient of a Guggenheim Fellowship. Jaguaribe has written on race and visual culture in contemporary Brazil

David Gómez López , Universidade Central do Equador

David Gómez López é professor da Universidade Central do Equador e pesquisador independente sobre história política e fotografia na América Latina. É autor de Rostros, lugares de entonces (2015), entre outras publicações.

Referências

Referências

Arquivos consultados:

Archivo Fotográfico Baldomero Alejos. Disponível em: <https://catalogo.archivoalejos.org/>. Acesso em 25 jan. 2022.

Fondo Nacional de Fotografía, INPC. Disponível em: <http://fotografiapatrimonial.gob.ec/web/es> Acesso em 25 jan. 2022.

Instituto Moreira Salles — Acervo Chichico Alkmim. Disponível em: <https://ims.com.br/titular-colecao/chichico-alkmim/> Acesso em 25 jan. 2022.

Bibliografia

ALCÂNTARA, Carolina Paulino; TORRES SILVEIRA, Anny Jakeline. Diamantina e o estigma do sertão: o olhar das elites diamantinenses sobre a cidade e o sertão norte mineiro durante a Primeira República. In: Revista Territórios e Fronteiras, vol. 11, n. 1, 2018.

AZOULAY, Ariella. Archive. In: Political Concepts, 2017. Disponível em: <https://www.politicalconcepts.org/archive-ariella-azoulay/>. Acesso em 25 jan. 2022.

BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRETÓN, Víctor; VILALTA, María José. Poderes y personas: pasado y presente de la administración de poblaciones en América Latina. Barcelona: Icaria, 2017.

CARDENAS REYES, María Critina. Región y Estado Nacional en el Ecuador. El Progresismo Azuayo del siglo XIX ( 1840-1895), Quito: ANHU/U. Pablo de Olavide, 2005

CORONADO, Jorge. Portraits in the Andes: Photography and Agency, 1900-1950. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2018.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERRAZ, Eucanaã. Diamantes, vidro, cristal. In: Chichico Alkmim, fotógrafo. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2017.

FOSTER, Hal. An Archival Impulse. In: October, v. 110, p. 3-22, 2004.

GÓMEZ LÓPEZ, David. Manuel Jesús Serrano y sus impresiones de luz. In: Rostros, lugares de entonces. Colección Manuel Jesús Serrano. Quito: Instituto Nacional de Patrimonio Cultural, 2015.

JAGUARIBE, Beatriz; LISSOVSKY, Mauricio. O visível e os invisíveis: imagem fotográfica e imaginário social. In: JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

KARP VASQUEZ, Pedro. Calma, beleza, simplicidade. In: Chichico Alkmim, fotógrafo. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2017.

LISSOVSKY, Mauricio. A fotografia e seus duplos: mulheres invisíveis e retratos impossíveis. Significação, v. 47, n. 53, 2020.

NOVILLO VERDUGO, Miguel Angel. Estudio histórico y cultural de Cuenca en el siglo XX (1920 -1980), a partir de la producción literaria de G. H. Mata. Monografía (Graduação em História e Geografia) — Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación da Universidad de Cuenca, Cuenca, 2010.

POOLE, Deborah. Vision, Race, and Modernity: A Visual Economy of the Andean Image World. Princeton: Princeton University Press, 1997.

RONCAGLIOLO, Santiago. Baldomero Alejos, la calma antes de la tormenta. Barcelona: Casa América Catalunya, 2013.

SILVIA SANTOS, Dayse Lúcide. Cidades de vidro: a fotografia de Chichico Alkmim e o registro da tradição e da mudança em Diamantina. 1900 a 1940. Tese (Doutorado em História) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Edição

Seção

Artigos | Articles