Retratos de província:

fotografias de estúdio, invenções do eu e arquivos da memória

Auteurs-es

  • Beatriz Jaguaribe UFRJ
  • David Gómez López Universidade Central do Equador

Résumé

Ao explorar seletivamente os acervos de três fotógrafos — Manuel Jesús Serrano (1882-1957), Chichico Alkmim (1886-1978) e Baldomero Alejos (1902-1976) —, analisamos retratos fotográficos de estúdio realizados ao longo das décadas de 1920 a 1950. Nas cidades de província onde exerceram a profissão de retratista, os estúdios fotográficos propiciavam um teatro de poses, automodelações modernas e pactos fotográficos entre retratados e fotógrafos. Nessas estufas fotográficas, a câmera disseminava, majoritariamente, o retrato burguês com suas conotações de posse e individualismo. Entretanto, os estúdios fotográficos de Serrano, Alkmim e Alejos também possibilitaram uma gama de automodelações desejadas, revelando variações étnicas, expressões subjetivas e hibridações culturais. Neste ensaio, analisamos imagens desses exímios retratistas, destacando os entrelaçamentos entre memórias afetivas e o arquivo; a relevância do estúdio fotográfico como espaço cenográfico de imaginários modernos, convencionais e também fantasiosos; e finalmente a leitura das imagens de estúdio em relação ao imaginário urbano dessas cidades provincianas.

Bibliographies de l'auteur-e

Beatriz Jaguaribe, UFRJ

Beatriz Jaguaribe is a professor of comparative communications in the School of Communications at the Universidade Federal do Rio de Janeiro and the recipient of a Guggenheim Fellowship. Jaguaribe has written on race and visual culture in contemporary Brazil

David Gómez López , Universidade Central do Equador

David Gómez López est professeur à l'Universidad Central de Ecuador et chercheur indépendant sur l'histoire politique et la photographie en Amérique latine. Il est l'auteur de Rostros, Lugares de Thennces (2015), entre autres publications.

Références

Referências

Arquivos consultados:

Archivo Fotográfico Baldomero Alejos. Disponível em: <https://catalogo.archivoalejos.org/>. Acesso em 25 jan. 2022.

Fondo Nacional de Fotografía, INPC. Disponível em: <http://fotografiapatrimonial.gob.ec/web/es> Acesso em 25 jan. 2022.

Instituto Moreira Salles — Acervo Chichico Alkmim. Disponível em: <https://ims.com.br/titular-colecao/chichico-alkmim/> Acesso em 25 jan. 2022.

Bibliografia

ALCÂNTARA, Carolina Paulino; TORRES SILVEIRA, Anny Jakeline. Diamantina e o estigma do sertão: o olhar das elites diamantinenses sobre a cidade e o sertão norte mineiro durante a Primeira República. In: Revista Territórios e Fronteiras, vol. 11, n. 1, 2018.

AZOULAY, Ariella. Archive. In: Political Concepts, 2017. Disponível em: <https://www.politicalconcepts.org/archive-ariella-azoulay/>. Acesso em 25 jan. 2022.

BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRETÓN, Víctor; VILALTA, María José. Poderes y personas: pasado y presente de la administración de poblaciones en América Latina. Barcelona: Icaria, 2017.

CARDENAS REYES, María Critina. Región y Estado Nacional en el Ecuador. El Progresismo Azuayo del siglo XIX ( 1840-1895), Quito: ANHU/U. Pablo de Olavide, 2005

CORONADO, Jorge. Portraits in the Andes: Photography and Agency, 1900-1950. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2018.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERRAZ, Eucanaã. Diamantes, vidro, cristal. In: Chichico Alkmim, fotógrafo. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2017.

FOSTER, Hal. An Archival Impulse. In: October, v. 110, p. 3-22, 2004.

GÓMEZ LÓPEZ, David. Manuel Jesús Serrano y sus impresiones de luz. In: Rostros, lugares de entonces. Colección Manuel Jesús Serrano. Quito: Instituto Nacional de Patrimonio Cultural, 2015.

JAGUARIBE, Beatriz; LISSOVSKY, Mauricio. O visível e os invisíveis: imagem fotográfica e imaginário social. In: JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

KARP VASQUEZ, Pedro. Calma, beleza, simplicidade. In: Chichico Alkmim, fotógrafo. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2017.

LISSOVSKY, Mauricio. A fotografia e seus duplos: mulheres invisíveis e retratos impossíveis. Significação, v. 47, n. 53, 2020.

NOVILLO VERDUGO, Miguel Angel. Estudio histórico y cultural de Cuenca en el siglo XX (1920 -1980), a partir de la producción literaria de G. H. Mata. Monografía (Graduação em História e Geografia) — Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación da Universidad de Cuenca, Cuenca, 2010.

POOLE, Deborah. Vision, Race, and Modernity: A Visual Economy of the Andean Image World. Princeton: Princeton University Press, 1997.

RONCAGLIOLO, Santiago. Baldomero Alejos, la calma antes de la tormenta. Barcelona: Casa América Catalunya, 2013.

SILVIA SANTOS, Dayse Lúcide. Cidades de vidro: a fotografia de Chichico Alkmim e o registro da tradição e da mudança em Diamantina. 1900 a 1940. Tese (Doutorado em História) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2022-08-13

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles