Testemunhar (in)finito

notas sobre as reminiscências de Rithy Panh em seus livros-testemunhos

Autores/as

Palabras clave:

Rithy Panh, imagens reminiscentes, testemunho

Resumen

A partir dos desdobramentos do testemunho e das imagens reminiscentes do genocídio do Khmer Vermelho, o artigo analisa a obra literária de Rithy Panh, tomo artístico quase sempre ignorado diante da importância de seu trabalho como cineasta. Assim, o presente texto mostra como tais obras literárias se constituem enquanto exercícios reminiscentes nos quais uma transmissão histórica é irrompida por um incessante jogo entre imaginação e realidade, descrição e invenção poética, buscando constituir obstinadamente uma linguagem heurística para o seu testemunho infinito.

Biografía del autor/a

Ricardo Lessa Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (bolsa CNPq). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a tese Sair da escuridão: notas sobre as imagens emergidas à luz. Mestre pela mesma Universidade com a dissertação: Entre imagens e sobrevivências: notas sobre Noite e neblina e Shoah (2016). Linha de pesquisa: Estética e Culturas da imagem e do som. Realizou o estágio de doutorado sanduíche na Universitat de València (Espanha). Membro do Grupo de Investigación Representación Contemporánea de los Perpetradores (REPERCRI) e do Rede Interdisciplinar de Estudos Sobre Violências (RIEV). Co-fundador e redator da revista Filmologia. Parecerista da Revista Matrizes (USP), Animus (UFSM) e Conexão (UCS). Palestrante das oficinas de cinema do Cine Sesi (2010). Participou da curadoria do 3º Festival de Cinema Universitário de Penedo (2013). Integrante da comissão crítica da III Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2012). Participou como convidado do Circuito Penedo de Cinema (2017) com a conferência intitulada "Cinemas apesar de tudo". Curador da Mostra Nacional de curtas do 11º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo (2018), 12º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo (2019), do 13º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo (2020) e 14º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo (2021). 

 

Frederico Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Comunicação pela mesma universidade. Gerente de Relações Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2024-06-04

Número

Sección

Artigos | Articles