Testemunhar (in)finito
notas sobre as reminiscências de Rithy Panh em seus livros-testemunhos
Mots-clés :
Rithy Panh, imagens reminiscentes, testemunhoRésumé
A partir dos desdobramentos do testemunho e das imagens reminiscentes do genocídio do Khmer Vermelho, o artigo analisa a obra literária de Rithy Panh, tomo artístico quase sempre ignorado diante da importância de seu trabalho como cineasta. Assim, o presente texto mostra como tais obras literárias se constituem enquanto exercícios reminiscentes nos quais uma transmissão histórica é irrompida por um incessante jogo entre imaginação e realidade, descrição e invenção poética, buscando constituir obstinadamente uma linguagem heurística para o seu testemunho infinito.
Références
AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. Paris: Hoëbeke, 1998.
APPELFELD, Aharon. Histoire d’une vie. Paris: Seuil, 2005.
BARNES, Leslie; MAI, Joseph. The Cinema of Rithy Panh. New Jersey: Rutgers U. Press, 2021.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo (Obras escolhidas: v. 3). São Paulo: Brasiliense, 1989.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: M. Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Le lieu malgré tout. In: Ving. Siècle, n. 46, p. 36-44, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Le témoin jusqu’au bout. Paris: Minuit, 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sair da escuridão. Belo Horizonte: C. da feira, 2021.
DIERS, Michael. Warburg and the Warburgian Tradition of Cultural History. In: New German Critique, n. 65, p. 59-73, 1995.
ENCREVÉ, Pierre; BRAUDEAU, Michel. Conversations sur la langue française. Paris: Gallimard, 2007.
ESPINOSA, Baruch de. Ética. Lisboa: Relógio D’Água, 2008.
FAYE, Jean Pierre. Introdução às linguagens totalitárias. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FOUCAULT, Michel. A Coragem da verdade. São Paulo: M. Fontes, 2011.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos (Obras completas, v. 4). São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
FREUD, Sigmund. Escritos sobre a guerra e a morte. Covilhã: L.S. Press, 2009.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2009.
ITO, Tomyo. A elaboração da memória em Rithy Panh. 257f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
JOLY, Frédéric. La langue confisquée. Paris: Premier Parallèle, 2019.
KERTESZ, Imre. A língua exilada. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
KLEMPERER, Victor. LTI. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
LESSA FILHO, Ricardo; VIEIRA, Frederico. Entre o Perdão e o Testemunho: Vann Nath e as imagens reminiscentes do genocídio cambojano. In: Revista FAMECOS, v. 30, n. 1, p. 1-17, 2023.
LESSA FILHO, Ricardo; VIEIRA, Frederico. Perante o rosto violado: o Mugshot de Bophana e a tragédia do Camboja. In: MATRIZes, v. 16, n. 2, p. 239-260, 2022.
LESSA FILHO, Ricardo; VIEIRA, Frederico. Entre travessias e escuridão: notas sobre os espectros (i)migrantes em Border. In: Logos, v. 27, n. 1, p. 134-151, 2020.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.
PANH, Rithy; BATAILLE, Christophe. La eliminación. Barcelona: Anagrama, 2013.
PANH, Rithy; BATAILLE, Christophe. La paix avec les morts. Paris: Grasset, 2020.
PONCHAUD, François. Cambodge année zéro. Paris: Kailash, 1977.
SÁNCHEZ-BIOSCA, Vicente. Miradas criminales, ojos de víctima. Buenos Aires: Prometeo, 2017.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. In: Tempo e Argumento, v. 2, n. 1, p. 3-20, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.