O sonho eletrificado

humanos sonham com ovelhas elétricas?

Autores/as

Palabras clave:

imagem, imaginário, sonho, publicidade, comunicação

Resumen

A partir da campanha publicitária lançada em 2021 pela empresa norte-americana de cerveja Coors, na qual foi utilizado o protocolo conhecido como Target Dream Incubation (TDI) que tinha como objetivo o uso dos sonhos para fins publicitários, construímos no presente artigo uma reflexão teórico-filosófica do fenômeno que designamos como eletrificação das imagens oníricas. Aprofundamos a discussão sobre o processo histórico pelo qual as imagens vêm sendo destituídas de seu poder simbólico, até atingirmos o atual estágio que conta cada vez mais com intervenções do espaço onírico para fins
mercadológicos com base na lógica do capital. Para isso, retomamos ideias de teóricos como Edgar Morin, Norval Baitello Jr., Jean Baudrillard e C. G. Jung, entre outros. Exploramos também a necessidade de pensar saídas criativas, imaginais e imaginativas para que a dimensão arquetípica da vida humana não seja negada, irrompendo assim de maneira patológica, individual e coletiva.

Biografía del autor/a

José Luiz Balestrini Junior, Universidade Paulista

Especialista em Psicologia Junguiana e Psicossomática, docente do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Doutorando do Programa de Comunicação e Cultura na Universidade Paulista (UNIP). 

Malena Segura Contrera, Universidade Paulista

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora titular do PPGCOM da Universidade Paulista (UNIP) e líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginário. É também analista junguiana e pesquisadora Pq do CNPq.

Citas

BAITELLO JR, Norval. A serpente, a maçã e o holograma. São Paulo: Paulus, 2010.

BAITELLO JR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

BALESTRINI JR., José Luiz. Sonho, imagem, imaginação e o coração onírico. São Paulo: Eleva Cultural, 2023.

BALESTRINI JR, José Luiz; CONTRERA, Malena Segura. A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade. Revista Mediação, 2021.

BALESTRINI JR, José Luiz; CONTRERA, Malena Segura. Desequilíbrio ecológico das imagens: A importância das imagens oníricas para os processos de resiliência. Revista Eco-Pós, v. 25, n. 1, p. 459-481, 2022.

BALESTRINI JR, José Luiz; CONTRERA, Malena Segura; MAIA, Sandra. Vício nas telas, tempo de sono e a crise do pensamento simbólico. Revista Eco-Pós, 2024.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Editora Relógio D’água, 1991.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.

BELTING, Hans. Antropologia da imagem: para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM+ EAUM, 2014.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2007.

BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. Petrópolis, RJ: Vozes, 1, 2014.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

CONTRERA, Malena Segura. Imaginação e dimensão simbólica da imagem. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 15, n. 29, 2018.

CONTRERA, Malena S; TORRES, Leonardo. Sob as asas de tânatos: o que a obsessão pelo tema da morte revela UNDER THE WINGS OF THANATOS: what the obsession of death reveals. ANAIS DO 28º ENCONTRO ANNUAL DA COMPÓS. Porto Alegre, 2018.

CONTRERA, Malena; TORRES, Leonardo. Imagem e consciência. 31º Encontro Anual da Compós. Imperatriz., 2022.

CONTRERA, Malena Segura; TORRES, Leonardo de Souza; BALESTRINI JR, José Luiz. Fake News e a irrupção do Imaginário. ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPóS, 2021. CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora LTDA-ME, 2016.

CROCKETT, Zachary. Are advertisers going to infiltrate our dreams? The Hustle, 2022. Disponível em: https://thehustle.co/are-advertisers-going-to-infiltrate-our-dreams/. Acesso em: 03 abr. 23.

DE KERCKHOVE, Derrick. Brainframes: mente, tecnologia, mercato: [come le tecnologie della comunicazione transformano la mente umana]. Baskerville: [s.n.] 1991.

DIGNAN, Larry. Marketers want to influence your dreams, consumers not so much. ZD Net, 2021. Disponível em: https://www.zdnet.com/article/marketers-want-to-influence-your-dreams-consumers-not-so-much/. Acesso em: 03 abr. 2023.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

GABBAT, Adam. Nightmare scenario: alarm as advertisers seek to plug into our dreams. The Guardian, 2021. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2021/jul/05/ advertisers-targeted-dream-incubation. Acesso em: 03 abr. 2023.

GENOVA, Lisa. Remember. [Australia]: Simon and Schuster, 2021.

GOWLETT, John AJ. The discovery of fire by humans: a long and convoluted process. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 371, n. 1696, p. 20150164, 2016.

HANDLEY, Lucy. Burger King creates ‘nightmare’ burger with green bun – and says it will actually give people bad dreams. CNBC, 2018. Disponível em: https://www.cnbc. com/2018/10/18/burger-king-creates-nightmare-burger-with-green-bun.html. Acesso em: 03 abr. 2023.

HILLMAN, James. O pensamento do coração e a alma do mundo. Campinas: Verus, 2010.

HILLMAN, James. Uma investigação sobre a imagem. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2019.

HORIKAWA, Tomoyasu; TAMAKI, Masako; MIYAWAKI, Yoichi; KAMITANI, Yukiyasu. Neural decoding of visual imagery during sleep. Science, v. 340, n. 6132, p. 639-642, 2013.

HOROWITZ, Adam Haar; CUNNINGHAM, Tony J; MAES, Pattie; STICKGOLD, Robert. Dormio: A targeted dream incubation device. Consciousness and cognition, v. 83, p. 102938, 2020.

JACOBI, Jolande. Complexo, arquétipo e símbolo na psicologia de CG Jung. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2016.

JUNG, Carl Gustav. A natureza da psique. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2011a.

JUNG, Carl Gustav. Resposta a Jó. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2011b.

JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2013.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Vol. 9/1. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2018.

KERÉNYI, Carl. Prometheus: Archetypal image of human existence. Princeton University Press, 1997.

KIRILENKO, Renata; BUKHOVETSKAYA, Valeria. Dreamvertising. 2022.

KONKOLY, Karen R; APPEL, Kristoffer; CHABANI, Emma; MANGIARUGA, Anastasia et al. Real-time dialogue between experimenters and dreamers during REM sleep. Current Biology, v. 31, n. 7, p. 1417-1427 e1416, 2021.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo. Campinas: Papirus Editora, 2003.

LEWIS, Clive Staples. A abolição do homem. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.

LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Educação & Tecnologia, v. 10, n. 1, 2005.

MARLAN, Dustin. The Nightmare of Dream Advertising. [S.l.]: Available at SSRN 4361477, 2023.

MORIN, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. In: O enigma do homem: para uma nova antropologia. [S.l.: s.n.], 1979. p. 227-227.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX – Vol. 1, Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

MUNSEE, Josh. Powering the Dreams of Gamers with Xbox. News Xbox, 2020. Disponível em: https://news.xbox.com/en-us/2020/12/07/powering-the-dreams-of-gamers-with-xbox/. Acesso em: 03 abr. 2023.

NEUMANN, Erich. História da origem da consciência. São Paulo: Editora Cultrix, 1995. PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo. História: Questões & Debates, v. 38, n. 1, 2003.

PONTALIS, Jean-Baptiste; LAPLANCHE, Jean. Vocabulário da psicanálise. Santos: Martins Fontes, 2001.

QUIROGA, R Quian; REDDY, Leila; KREIMAN, Gabriel; KOCH, Christof et al. Invariant visual representation by single neurons in the human brain. Nature, v. 435, n. 7045, p. 1102-1107, 2005.

REVONSUO, Antti. The reinterpretation of dreams: An evolutionary hypothesis of the function of dreaming. Behavioral and Brain Sciences, v. 23, n. 6, p. 877-901, 2000.

SILVA, Alison Oliveira da; OLIVEIRA, Luciano Machado Ferreira Tenório de; SANTOS, Marcos André Moura dos; TASSITANO, Rafael Miranda. Tempo de tela, percepção da qualidade de sono e episódios de parassonia em adolescentes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, [n.] 23, p. 375-379, 2017.

STICKGOLD, Robert; ZADRA, Antonio; HAAR, Ajh. Advertising in Dreams is Coming: Now What? DXE, 2021. Disponível em: https://dxe.pubpub.org/pub/dreamadvertising/release/1. Acesso em: 03 abr. 2023.

VON FRANZ, Marie-Louise. O caminho dos sonhos. São Paulo: Cultrix, 1992.

WARBURG, Aby. A lecture on serpent ritual. Journal of the Warburg Institute, v. 2, n. 4, 1939.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espirito” do capitalismo: o problema. São Paulo, Companhia das Letras, 2013.

ZOJA, Luigi. História da arrogância: psicologia e limites do desenvolvimento humano. São Paulo: Axis Mundi, 2000.

Publicado

2024-10-03

Número

Sección

Artigos | Articles