Entre o provisório e o incerto:

modos de trabalho em uma agência de publicidade colaborativa.

Auteurs-es

  • Maria Cristina Dias Alves Centro Universitário Belas Artes Escola de Comunicações e Artes - USP

Mots-clés :

processo criativo; mediações; midiatização; dispositivos.

Résumé

Para observar processos de trabalho em transformação nas agências de publicidade brasileiras, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico em três modelos de agência (tradicional, digital e colaborativa). Neste artigo, apresentamos
parte das observações, entrevistas e análises realizadas na agência de modelo colaborativo, que agrupa serviços de comunicação e de tecnologia em um negócio híbrido. Sob os conceitos de mediações, midiatização e dispositivos, discutimos a descentralização de saberes e de poderes dentro de um ecossistema publicitário, materializado em um espaço físico horizontal, com hierarquia peculiar e em constante movimento.

Biographie de l'auteur-e

Maria Cristina Dias Alves, Centro Universitário Belas Artes Escola de Comunicações e Artes - USP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP e graduada em Comunicação Social, especialização em Publicidade e Propaganda, pela mesma instituição. Pesquisadora do GESC, Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo da ECA/USP. Docente da disciplina Redação Publicitária I, II e III no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

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Publié-e

2023-09-18

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