falência et Ronaldo Duarte
l'agence à travers le cinéma d'un réalisateur persécuté
Mots-clés :
A falência, cinema amador, ditadura militar, censuraRésumé
L'article part du court métrage A falência, de Ronaldo Duarte, lauréat de l'édition 1967 du festival brésilien du film amateur Jornal do Brasil, et de la notion d'agence, en cherchant à comprendre les processus de production et de circulation du film. En suivant le parcours des images, nous avons enquêté sur les raisons de la censure du court-métrage et sur la trajectoire du cinéaste, qui a été emprisonné et torturé pendant la dictature militaire. L'approche méthodologique combine l'analyse filmique et l'utilisation de diverses sources documentaires, montrant les défis auxquels sont confrontés les jeunes cinéastes qui commencent leur carrière professionnelle dans une période de censure et de persécution par les agents de l'État du pays.
Références
ALENCAR, Mirian. O cinema em festivais e os caminhos do curta-metragem no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Artenova e Embrafilme, 1978.
BLANK, Thais; MACHADO, Patrícia. “Musas insubmissas: Estudo de “Inês” (1974), um filme de coletivo sobre uma presa política brasileira”. Revista Eco-Pós, 23(3), 34–54, 2020.
BLANK, Thais; MACHADO, Patrícia. Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020.
Brasil. Comissão Nacional da Verdade. Relatório / Comissão Nacional da Verdade. Recurso eletrônico. – Brasília: CNV, 2014. 976 p. – (Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v. 1).
DUARTE, Rogerio. Tropicaos. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2003.
DUARTE, Rogerio. [Carta] 29 abr. 2002, Belo Horizonte [para] Ex. Sr. Ministro de Estado de Justiça, Brasília. 13f. Relato de perseguição sofrida durante a ditadura civil-militar e solicitação do reconhecimento de direitos pela Medida Provisória n. 2151.de 2001.
FOSTER, Lila. Matizes da cultura jovem: imagens e imaginários em torno do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla. Estudos Históricos, v. 34, p. 30-53, 2021.
FOSTER, Lila. O primeiro ano do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla (1965). Revista Famecos, v. 29, p. e41527, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/ index.php/revistafamecos/article/view/41527. Acesso em: 6 mar. 2023.
GELL, Alfred. Arte e agência. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso e fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
JORNAL DO BRASIL. DOPS recebe ordens para prender mais estudantes que deverão depor em IPM. Rio de Janeiro, 10 abr. 1968. 1o Caderno, p. 2.
JORNAL DO BRASIL. O cinema dos jovens. Rio de Janeiro, 22 nov. 1967. p. 5.
JORNAL DO BRASIL. O melhor do festival. Rio de Janeiro, 11 nov. 1967. 1o Caderno, p. 1.
JORNAL DO BRASIL. Sindicato dos Têxteis pede penhora da fábrica. 01 jul. 1965. 1o Caderno, p. 7.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, jan./jun., 2006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406. Acesso em: 15 out. 2023.
LISSOVSKY, Maurício; MAUAD, Ana Maria. Imagens selvagens. In: BLANK, T. e P., Isabella (org.). Revista Estudos Históricos, v. 34, n. 72, 2021. Cultura Visual, 2021. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/82890. Acesso em: 15 out. 2023.
MACHADO, Patrícia. Imagens que restam: a tomada, a busca dos arquivos, o documentário e a elaboração de memórias da ditadura militar brasileira. Doutorado (Tese em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, 2016.
OLIVERA, Elmar. [Carta] jul. 2001, Rio de Janeiro [para] Jô Oliveira, Brasília. 9f. História e Memória. Grupo Fotograma.
ROSA, Carlos Adriano. Festival de Cinema Amador Jornal do Brasil - Bernardo Vorobow. [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: lilafoster@gmail.com, em 02. out. 2019.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da Intolerância: censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Editora Senac, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.