A falência e Ronaldo Duarte

agenciamentos a partir do cinema de um diretor perseguido

Autores

Palavras-chave:

A falência, cinema amador, ditadura militar, censura

Resumo

O artigo parte do curta-metragem A falência, de Ronaldo Duarte, ganhador da edição de 1967 do Festival Brasileiro de Cinema Amador do Jornal do Brasil, e da noção de agenciamento, buscando compreender os processos de produção e circulação do filme. Seguindo os caminhos das imagens, investigamos os motivos da censura do curta-metragem e a trajetória do cineasta, preso e torturado durante a ditadura militar. O percurso metodológico alia análise fílmica e o uso de fontes documentais diversas, mostrando os desafios enfrentados por jovens cineastas começando a sua trajetória profissional em meio ao período de censura e perseguição pelos agentes do Estado no país.

Biografia do Autor

Patrícia Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do PPGCOM da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da graduação em Estudos de Mídia da mesma universidade. Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, coordena o projeto “Práticas do contra arquivo: mapeamento e análise de imagens não oficiais da ditadura militar no Brasil (1964-1985)". 

Lila Foster, Universidade de Brasília

Lila Foster é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com tese dedicada à história do cinema amador brasileiro, e pós-doutoranda junto ao PPGCOM da Universidade de Brasília, com pesquisa dedicada ao Festival de Cinema Amador JB/Mesbla. Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, o seu trabalho concentra-se no levantamento da produção amadora e experimental no Brasil.

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Publicado

2024-06-21

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