Fricções entre o arquivo e a prática artística em Natureza Morta/Stilleben
Palavras-chave:
natureza morta/Stilleben, arquivo, formas fílmicas, Susana de Sousa Dias, Processo de criaçãoResumo
Este artigo trata do processo de realização da obra fílmica instalada Natureza Morta/Stilleben (2010), da realizadora portuguesa Susana de Sousa Dias. Tem por método a explicitação dos procedimentos artísticos adotados em relação aos documentos, fotografias e filmes de propaganda do Estado Novo, produzidos durante os 48 anos da ditadura em Portugal e depositados nos arquivos da Polícia Internacional e de Defesa do Estado/Direção-Geral de Segurança (PIDE/DGS), a polícia política portuguesa. Ao analisar os procedimentos de composição da obra, apontamos para o lugar do arquivo como ativador de um presente, autoritário, que se faz sob um plano de tempos heterogêneos.
Referências
Realização, argumento e montagem: Susana de Sousa Dias. Portugal: Kintop; Ans-gar Schäfer, 2009. (92min).
BENJAMIN, Walter. Livro das passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
DIAS, Susana de Sousa. Natureza Morta/Stilleben. Lisboa: MNAC, 2010. Instalação.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quand les images prennent positions. Paris: Minuit, 2009.
GIL, José. O nexo da crítica. In: CRESPO, Nuno (org.). Arte crítica política. Lisboa: Tinta da China, 2016. p. 147-155.
GIL, José. Sobre Caderno de memórias coloniais. In: FIGUEREDO, Isabela de. Ca-dernos de memórias coloniais. São Paulo: Todavia, 2015. p. 20-23.
LEANDRO, Anita. A voz inaudível dos arquivos. Montagem e escrita da história. En-contro internacional da SOCINE, 15., 2011. Anais digitais [...]. Disponível em: https://associado.socine.org.br/anais/2011/11037/anita_leandro/a_voz_inaudivel_dos_arquivos_montagem_e_escrita_da_historia. Acesso em: 15 abr. 2023.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MIRANDA, Giuliana. Monumento em homenagem às navegações, Padrão dos Desco-brimentos, é vandalizado em Lisboa. Folha de São Paulo, São Paulo, 9 ago. 2021. Se-ção Mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/08/monumento-em-homenagem-as-navegacoes-padrao-do-descobrimento-e-vandalizado-em-lisboa.shtml. Acesso em: 10 maio 2023.
NATUREZA morta: visages d’une dictature. Realização e argumento: Susana de Sousa Dias. [s. l.]: [s. n.], 2005. (72 min).
PROCESSO-CRIME 141/53: enfermeiras no Estado Novo. Realização: Susana de Sou-sa Dias. Lisboa: Cinequanon, 2000. (52 min).
RANCIÈRE, Jacques. O trabalho das imagens. Conversações com Andrea Soto Cal-derón. Belo Horizonte: Chão da feira, 2021.
RETRATOS de identificação. Realização: Anita Leandro. Rio de Janeiro, [s. n.], 2014. (72 min).
VANCHERI, Luc. Montage: penseé et passion d´une siècle d´imagens. In: VANCHE-RI, Luc (org.). Images contemporaines: arts, formes, dispositifs. Lion: Aleas, 2009. p. 7-14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.