4.º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (4CIHCE) / 4th International Congress on the History of Science in Education (4CIHCE)
É com grande entusiasmo que publicamos a primeira circular do 4.º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (4CIHCE). Trata-se de uma organização conjunta entre a Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - Núcleo Lumen, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Colégio Unidavi - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Instituto Federal Catarinense - IFC, Universidade do Algarve - FCT/UAlg - ABC-Ri, Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação - EDUNOVA.ISPA, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - CIIE, Universidade de Coimbra - CQC-IMS - CEIS20.
Acreditamos que estes encontros, que objetivam discutir a História da Ciência e suas interfaces com o Ensino, desempenham um papel fundamental para as discussões historiográficas, metodológicas e curriculares, pois permitem a troca de conhecimentos entre professores, educadores, estudantes e pesquisadores, favorecendo uma compreensão mais ampla sobre o desenvolvimento das ciências ao longo do tempo e seu impacto na sociedade, além de possibilitarem a atualização de práticas pedagógicas baseadas numa abordagem histórica e crítica do conhecimento científico.
Como em edições anteriores, a organização deste evento resulta de uma importante parceria entre universidades e instituições brasileiras e portuguesas, cuja colaboração fortalece os laços acadêmicos entre os países, promove o intercâmbio de pesquisas e experiências e amplia o alcance das discussões, garantindo uma abordagem interdisciplinar e plural sobre a História da Ciência no Ensino.
Para esta edição, optamos por um evento totalmente on-line de modo a ampliar o acesso e a participação de pesquisadores e educadores de diferentes regiões e realidades, superando barreiras geográficas e financeiras, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a democratização do conhecimento, tornando as discussões sobre a História da Ciência no Ensino mais inclusivas e acessíveis.
Acesso: https://www.even3.com.br/iv-congresso-internacional-de-historia-da-ciencia-no-ensino-542567