A história e filosofia da ciência na formação de professores de física: controvérsias curriculares
Resumo
Resumo
Na docência da maioria dos professores de graduação em Física do Brasil, é possível perceber uma subestimação dos conteúdos históricos, filosóficos e epistemológicos da ciência. É de fundamental importância que esses conteúdos façam parte das discussões presentes nos cursos de formação de professores. Assim, investigamos como os conteúdos históricos, filosóficos e epistemológicos da ciência estão inseridos no currículo das Licenciaturas em Física do Brasil, em termos de objetivos, momentos de inserção e tempos didáticos de desenvolvimento. Para tanto, identificamos as instituições de ensino superior que ofertam cursos de Licenciatura em Física; acessamos os sítios dos cursos das instituições mapeadas para coletarmos o Projeto Político Curricular, a Estrutura Curricular e as ementas das disciplinas; construímos tabelas e gráficos para registrarmos as informações e analisamos os dados. Enquanto 24 cursos apresentam disciplinas com tais conteúdos, 01 não apresenta nenhuma. A maior parte deles insere as disciplinas após serem trabalhadas as disciplinas básicas e destinam uma carga de 60 horas. Não existe uniformidade de carga horária entre os cursos, os quais inserem disciplinas com diferentes objetivos, seja o discutir sobre ciência, seu alcance e limitações, possíveis relações entre física, ciências exatas e humanas ou instrumentalizar o licenciando de conhecimentos históricos.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Formação de Professores; Licenciatura em Física.
Abstract
In the teaching exercise of the majority of teachers from teacher education courses it is possible to perceive an underestimation of historic, philosophic and epistemological subjects of Science. It is extremely important that these subjects be present into the discussions at initial education. Thus, we investigated how historic, philosophic and epistemological subjects of Science are inserted into the curriculum of Physics teacher education courses in Brazil, considering purposes, insertion moment and development didactic times. For that, we identified the higher education institutions that offer Physics teacher education courses; accessed the sites of these institutions to get the Curricular Politic Project, the Curricular Structure and the discipline description; elaborated tables and graphics to register the information and analyzed the data. While 24 courses present discipline with such subjects, 01 do not present anyone. The majority of them inserts the disciplines after dealt with the basic disciplines and dedicate to them a workload of 60. There is no uniformity in the workloads inside the courses, which insert disciplines with different purposes, as to discuss on Science, its reach and limitations, possible relations among Physics, Exact and Human Science, or to give the future teacher some historical knowledge.
Keywords: History and Philosophy of Science, Physics teacher initial education, curriculum.