Disciplinas de Análise na História de seu Ensino: uma trajetória no curso de licenciatura em matemática da USP de São Paulo

Autores

  • Sílvio César Otero-Garcia Universidade Estadual Paulista

Resumo

Resumo

Esta pesquisa traz um panorama de como a disciplina de análise vem se estruturando no que diz respeito aos seus objetivos, ementa e bibliografia no curso de matemática da Universidade de São Paulo, campus de São Paulo, que iniciou suas atividades em 1934. A metodologia de coleta de dados adotada é a análise de documentos. O estudo foi realizado por meio de grades curriculares e programas de disciplinas. No curso da USP não havia disciplinas específicas de análise ou de cálculo em seus primeiros anos, tendo sido essa separação efetivada após a década de setenta. Particularmente com relação aos objetivos, encontramos em apenas alguns anos colocações pontuais sobre a questão da formação do professor. A análise da bibliografia mostrou referências usadas na década de cinquenta ainda podem ser encontradas em cursos’ de análise hoje em dia; referências de autores brasileiros, comuns atualmente, começaram a surgir na década de setenta. Os conteúdos trabalhados nos atuais cursos de análise, bem como a sua sequência, foram herdados daqueles primeiros cursos que indistintamente tratavam do cálculo e da análise e não sofreram maiores transformações ao longo dos anos. Também, uma vez estabelecidas as disciplinas específicas de análise na década de setenta, sua estrutura geral pouco se alterou, apesar das modificações políticas e filosóficas por que passaram os cursos de formação de professores de matemática nesse período de mais de quarenta anos.

Palavras-chave: Educação Matemática no Ensino Superior; Ensino de Análise; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

Abstract

This research provides an overview of how the discipline of analysis has been structured in relation to their goals, summary and bibliography in mathematics course at the University of São Paulo, São Paulo campus that began operations in 1934.The data collection methodology adopted is the analysis of documents. The study was conducted by means of curricula and course programs. In the University of São Paulo´s course there weren´t specific disciplines of analysis or calculation in its early years, this separation has been effected after the seventies. Particularly with respect to the objectives, we found in only a few years off placements on the issue of teacher training. The analysis showed the bibliography references used in the fifties can still be found in analysis courses nowadays; references Brazilian authors usual today, began to appear in the seventies. The contents worked in the current analysis courses, as well as its sequel, were inherited from those early courses indiscriminately treated the calculation and analysis and have not suffered major transformations over the years. Also, once established the specific disciplines of analysis in the seventies, its overall structure has changed little, despite the political and philosophical changes that came about training courses for teachers of mathematics in this period of more than forty years.

Keywords: Mathematics Teaching in Undergraduate Courses; Analysis Teaching; Differential and Integral Calculus Teaching.

Biografia do Autor

Sílvio César Otero-Garcia, Universidade Estadual Paulista

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro

Downloads

Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência