O Brigadeiro Alpoim: Um expoente do ensino técnico no Brasil colonial

Autores

  • Teresa Cristina Carvalho Piva Centro Universitário Celso Lisboa / Universidade Veiga de Almeida

Resumo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar as duas obras escritas por José Fernandes Pinto Alpoim, O Brigadeiro Alpoim. Exame de Artilheiros e Exame de Bombeiros são dois livros técnicos escritos no Brasil que muito contribuíram para a formação e prática dos militares artilheiros e bombeiros na época colonial. Para a presente pesquisa foi fundamental a coleta de dados em arquivos e bibliotecas de obras raras. Apresentou-se uma breve biografia do militar português que veio para o Brasil no século XVIII e que com seus ensinamentos e atuação como militar garantiram a segurança da colônia portuguesa não mais permitindo invasões nas Terras Brasileiras.

Palavras-chave: Alpoim; Exame de Artilheiros; Exame de Bombeiros; História da Ciência.

Abstract

This paper aims to present and analyze the two works written by José Fernandes Pinto Alpoim, Brigadier Alpoim. Exame de Artilheiros e Exame de Bombeiros are two technical books written in Brazil which contributed to the formation and practice of military gunners and firefighters in the colonial era. In this research was essential to collect data in archives and rare books library. Presented a brief biography of the portuguese military that came to Brazil in the eighteenth century and with his teachings and acting as a military ensured the safety of portuguese colony no longer allowing invasions in Brazilian lands.

Keywords: Alpoim; Exame de Artilheiros; Exame de Bombeiros; History of Science.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Carvalho Piva, Centro Universitário Celso Lisboa / Universidade Veiga de Almeida

Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais(2010), Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza (1978). Professora Titular aposentada do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Atuou como professor visitante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor colaborador da UNIGRANRIO e da Universidade Castelo Branco, ministrando aulas de Metodologia da Pesquisa na Pós-graduação. É professora adjunta do Centro Universitário Celso Lisbo e Universidade Veiga de Almeida, atuando nos Cursos de Graduação e Pós- Graduação.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência