O lugar da história da ciência nas políticas curriculares brasileiras para o ensino de química

Autores/as

  • Natalina Aparecida Laguna Sicca Centro Universitária Moura Lacerda

Resumen

Resumo

Este trabalho articula questões curriculares com o ensino de ciências; particularmente, analisa o papel atribuído à História da Ciência nos currículos prescritos para o ensino de química na educação básica. Parte de questões atuais e faz uma imersão nas políticas curriculares voltadas para o ensino médio a partir dos anos de 1930 do século XX. Argumenta que no “currículo por engajamento” torna-se importante a introdução da História da Ciência, numa perspectiva que contemple questões epistemológicas (internas) e fatores sociais e econômicos externos. A partir de uma análise documental, busca perceber os diferentes discursos voltados para a introdução da História da Ciência no ensino de química. Conclui que, no período analisado, a História da Ciência é preconizada em diferentes políticas curriculares com diferentes papéis, na maioria das vezes, ligada a uma historiografia tradicional.

Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Química; Currículo.

Abstract

This work articulates curricular questions and Sciences Education, in particular it analyzes the role attributed to the History of Science in the curricula prescribed to Chemistry Education in schools. It starts from current questions and immerses in curricular policies dedicated to high school teaching from the 1930's onwards. It sustains that it is important in the “engaging curriculum” to introduce the History of Science, in a perspective that includes epistemological (internal) questions and external social and economic factors. Starting from document analysis, it tries to notice the different discourses focused to the introduction of History of Science in the teaching of Chemistry. It concludes that in the period under analysis History of Science is recommended in different curricular policies with different roles, most of the time, linked to a traditional historiography.

Keywords: History of Science; Teaching Chemistry; Curriculum.

Publicado

2015-11-10

Número

Sección

História da Ciência e Ensino